Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Alexandre Ricardo dospt_BR
dc.contributor.authorStumvoll, Denise Bujespt_BR
dc.date.accessioned2015-03-31T01:59:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114657pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda as aproximações da fotografia com a arte em Porto Alegre na transição para o século XX, tendo como foco a “fotografia artística” de Luiz do Nascimento Ramos (1864-1937), Lunara, fotógrafo amador da Belle Époque. O ponto principal da análise proposta é o álbum intitulado Vistas de Porto Alegre - Photographias Artísticas, produzido pelos Editores Krahe & Cia, provavelmente na década de 1900, com 20 imagens originais assinadas por Lunara. A participação de Lunara no circuito social da fotografia na cidade, durante as duas primeiras décadas do século, nos mostra as redes que se estabeleceram em relação ao fotoclubismo fotográfico internacional, espaço no qual a “fotografia artística” era produzida e exibida através de uma série de protocolos que visavam nortear e delimitar um campo artístico para a imagem técnica através do movimento pictorialista. Para tanto, as relações com os fotoclubes, com outros artistas e fotógrafos, como Pedro Weingärtner, Virgílio Calegari e outro fotoamador, o Ziul, são contextualizadas aqui, como forma de entender o conceito de artisticidade, o qual alimentava, de algum modo, as práticas de Lunara. A análise que privilegiamos nesta dissertação refere-se à noção de aura benjaminiana e à visão da fotografia de Lunara como uma forma de captação de outras relações com a cidade, para além da fotografia instantânea de fotógrafos profissionais, como se o artista pretendesse produzir os rastros de uma cidade em vias de modernização. O álbum propõe, portanto, narrativas visuais singulares sobre a cidade, ao refletir a trajetória poética de Lunara tanto na escritura, como na produção de suas imagens, nas quais somos conduzidos por um olhar sensível às transformações do seu tempo.pt
dc.description.abstractThis is a study on the proximity between photography and the arts during the transition to the 20th century. It is focused on the “artistic photography” of Luiz do Nascimento Ramos (1864 to 1937), Lunara, he who was a Belle Époque amateur photographer. The most important source of the analysis is the album entitled Vistas de Porto Alegre – Photographias Artísticas, produced by Editores Krahe & Cia, probably in the early 1900s, with 20 original images signed by Lunara. Lunara participated actively in the social photography circuit in the city during the first two decades of the century and this participation shows us the network that was established with the international photo clubs, where “artistic photography” was produced and exhibited according to rules which aimed to organize an artistic field for the technical images from the pictorialist movement. In order to do so, the relations with the photo clubs, and other artists and photographers, such as Pedro Weingärtner, Virgílio Calegari and another amateur photographer, Ziul, are here contextualized to understand the concept of artisticity, which was somehow what Lunara did. We emphasize the Benjamin’s aura notion and the Lunara’s view of photography in this dissertation as a way of getting other relations with the city, beyond snapshots taken by professional photographers, as if the artist’s intention was to produce the traces of a city that is in the process of modernization. Accordingly, the album suggests novel visual narratives about the city because it reflects Lunara’s poetic trajectory on what is written and on its images, through which we are taken by a sensitive look at the changes of its times.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLunaraen
dc.subjectFotografia (Arte)pt_BR
dc.subjectPictorialismopt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectPictorialismen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectRamos, Luiz do Nascimento, 1864-1937pt_BR
dc.subjectLanscapeen
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectModernityen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleFotografia e aproximações com a arte no início do século xx : um olhar para as narrativas visuais de Lunarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000954742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples