Histórias em quadrinhos: um estudo sobre seus leitores
View/ Open
Date
2014Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
As histórias em quadrinhos são uma forma de arte e leitura contemporânea que, combinando texto e imagem, trazem infinitas possibilidades ao leitor. Pela sua universalidade, extrapolam o limite do público infantil, para serem apropriadas também pelo público jovem e adulto. Por estarem disponíveis em vários ambientes de disseminação da informação, como escolas, bibliotecas, livrarias e na internet, em algum momento da vida o leitor se depara com elas. Diante dessa variedade de opções, pressupõe-s ...
As histórias em quadrinhos são uma forma de arte e leitura contemporânea que, combinando texto e imagem, trazem infinitas possibilidades ao leitor. Pela sua universalidade, extrapolam o limite do público infantil, para serem apropriadas também pelo público jovem e adulto. Por estarem disponíveis em vários ambientes de disseminação da informação, como escolas, bibliotecas, livrarias e na internet, em algum momento da vida o leitor se depara com elas. Diante dessa variedade de opções, pressupõe-se que seus leitores também tenham características múltiplas e que possam ser agrupados em diferentes categorias, a fim de embasar o planejamento de serviços adequados a cada grupo de leitor. Este estudo verifica quais categorias de leitores de histórias em quadrinhos são encontradas entre os alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A análise teve como base as histórias em quadrinhos, a leitura e as categorias estipuladas pelo pesquisador Waldomiro Vergueiro. Utiliza um questionário com perguntas abertas e fechadas, como técnica para a coleta de dados, aplicado na disciplina Teoria da Literatura I em vinte alunos. Identifica determinadas categorias de leitores estipuladas por Vergueiro entre os respondentes, tantos tipos puros, como tipos mistos. Encontra, também, não leitores de histórias em quadrinhos, que por diversos motivos não possuem essa prática. Concluí, então, que é mais fácil encontrar indivíduos que sejam misturas de uma ou mais destas categorias, do que propriamente tipos puros de leitores de histórias em quadrinhos e confirma a validade da categorização e das definições apresentadas por Vergueiro, as quais se mostram de grande valia para a continuidade dos estudos acerca dos leitores de histórias em quadrinhos. ...
Abstract
The comics are an art form and contemporary reading, combining text and image, bring endless possibilities to the reader. For the universality, extrapolate the limits of the child audience, to be also suitable for young and adult audiences. For being available in various environments of information dissemination such as schools, libraries, bookstores and on the internet, at some point in life the reader comes across them. Before this range of options, it is assumed that his readers also have mu ...
The comics are an art form and contemporary reading, combining text and image, bring endless possibilities to the reader. For the universality, extrapolate the limits of the child audience, to be also suitable for young and adult audiences. For being available in various environments of information dissemination such as schools, libraries, bookstores and on the internet, at some point in life the reader comes across them. Before this range of options, it is assumed that his readers also have multiple characteristics and can be grouped into different categories in order to support the planning of appropriate services to each reader group. This study verifies which categories of readers of comics are found among students in the curso de Letras at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The analysis was based on the comic books, reading and the categories stipulated by the researcher Waldomiro Vergueiro. Uses a questionnaire with open and closed questions, as a technique for data collection, applied in the discipline Teoria da Literatura I in twenty students. Identifies particular categories of readers stipulated by Vergueiro among respondents, many pure types, such as mixed types. Find, also, not readers of comics, by different reasons do not have this practice. Concluded then that is easier to find individuals who are mixtures of one or more of these categories, than pure types of readers of comic and confirms the validity of categorization and definitions presented by Vergueiro, which are of the great value to the continuation of studies about the readers of comics. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License