Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCastro, Aline Tamires Kroetz Ayrespt_BR
dc.contributor.authorBruscato, Andrea Cristiane Maraschinpt_BR
dc.contributor.authorMenegais, Denice Aparecida Fontana Nisxotapt_BR
dc.contributor.authorKrahe, Elizabeth Diefenthaelerpt_BR
dc.date.accessioned2015-03-11T02:01:23Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1519-387Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111899pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents refl ections on the continuing education of teachers in the current Brazilian context, aiming to identify its infl uence on the pedagogical practice of public primary school teachers in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The study is based on authors such as Tardif and Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993) and Freire (2001, 1991), among others. The data were obtained through a descriptive qualitative research project with an intentional sample that used a questionnaire to produce the database. The questions directed to teachers aimed to identify how they analyze their education and how it bears on the qualifi cation of their pedagogical action. The data were analyzed based on the readings and dialogues held during the seminar on “Initial and Continuing Teacher Training: Curricula and Practices” that is part of the Graduate Studies Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul. This preliminary study indicates that changes occur in teaching practices and in processes of knowledge construction as teachers seek to develop their continuing education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2014), p. 271-2796pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContinuing education for teachersen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA formação continuada de professores e a prática da sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe continuing education of teachers and the classroom practice en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000953452pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples