Show simple item record

dc.contributor.advisorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorFontanari , Lilian Santos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-11T02:01:18Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111884pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura analisar o caráter e a função educativa do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, Mato Grosso do Sul, tendo como enfoque quatro ações educativas (visita orientada, visita animada, museaula e Cheia das letras) em três temáticas expositivas (“Dez Pantanais”, “Trem do Pantanal” e “Guerra contra o Paraguai”). A investigação, do tipo qualitativa, descritiva, sob a forma de um estudo de caso, apoia-se nos estudos de Educação em Museus realizados por alguns autores, tais como Ulpiano Bezerra de Meneses e Maria Célia Teixeira Moura Santos. Discute os conceitos de Educação, Memória, Identidade, Patrimônio e Educação Patrimonial, buscando relacioná-los com a missão, objetivos e propostas educativas do Museu, utilizando-se de entrevistas, análise documental e observação das ações. Investiga como as ações educativas operam e significam as diferentes memórias e identidades regionais nos discursos expográficos. Avalia como as ações educativas e a expografia se articulam na execução dos projetos propostos pela Instituição. Conclui que as ações educativas nos museus têm grande potencial de torná-los centros de formação crítica.pt_BR
dc.description.abstractThe present report aims to analyze the educational character and function of the Pantanal History Museum (Muhpan - Museu de História do Pantanal), located in Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brazil. It focuses on four educational actions (guided visits, dramatized visits, museum-class and Flood of Words) and on three exposition themes (“Ten Pantanals”, “The Train of Pantanal”, and “The War against Paraguai”). The investigation conducted was descriptive and based on qualitative methods, taking the shape of a case study and drawing on studies on education in museums by authors such as Ulpiano Bezerra de Meneses and Maria Celia Teixeira Moura Santos. It discusses the concepts of Education, Memory, Identity, Heritage and Heritage Education, aiming to use these concepts to analyze the Museum's mission, objectives and educational purposes, by utilizing interviews, documental analysis and in site observations. It investigates how educational actions operate and signify different regional memories and identities in expographical discourses. It evaluates how educational actions and expography articulate with each other in the fulfillment of projects achieved by the Museum. It concludes that educational actions in museums have a great potential to make them become centers for visitors' critical formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation in museumsen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectHeritage educationen
dc.subjectMuseu de História do Pantanalpt_BR
dc.subjectEducational actionen
dc.subjectPantanal history museumen
dc.titleUm pantanal inundado de memórias : análise das ações e do caráter educativo do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, MS, Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953200pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record