Um pantanal inundado de memórias : análise das ações e do caráter educativo do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, MS, Brasil
dc.contributor.advisor | Faria, Ana Carolina Gelmini de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontanari , Lilian Santos da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-11T02:01:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/111884 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura analisar o caráter e a função educativa do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, Mato Grosso do Sul, tendo como enfoque quatro ações educativas (visita orientada, visita animada, museaula e Cheia das letras) em três temáticas expositivas (“Dez Pantanais”, “Trem do Pantanal” e “Guerra contra o Paraguai”). A investigação, do tipo qualitativa, descritiva, sob a forma de um estudo de caso, apoia-se nos estudos de Educação em Museus realizados por alguns autores, tais como Ulpiano Bezerra de Meneses e Maria Célia Teixeira Moura Santos. Discute os conceitos de Educação, Memória, Identidade, Patrimônio e Educação Patrimonial, buscando relacioná-los com a missão, objetivos e propostas educativas do Museu, utilizando-se de entrevistas, análise documental e observação das ações. Investiga como as ações educativas operam e significam as diferentes memórias e identidades regionais nos discursos expográficos. Avalia como as ações educativas e a expografia se articulam na execução dos projetos propostos pela Instituição. Conclui que as ações educativas nos museus têm grande potencial de torná-los centros de formação crítica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present report aims to analyze the educational character and function of the Pantanal History Museum (Muhpan - Museu de História do Pantanal), located in Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brazil. It focuses on four educational actions (guided visits, dramatized visits, museum-class and Flood of Words) and on three exposition themes (“Ten Pantanals”, “The Train of Pantanal”, and “The War against Paraguai”). The investigation conducted was descriptive and based on qualitative methods, taking the shape of a case study and drawing on studies on education in museums by authors such as Ulpiano Bezerra de Meneses and Maria Celia Teixeira Moura Santos. It discusses the concepts of Education, Memory, Identity, Heritage and Heritage Education, aiming to use these concepts to analyze the Museum's mission, objectives and educational purposes, by utilizing interviews, documental analysis and in site observations. It investigates how educational actions operate and signify different regional memories and identities in expographical discourses. It evaluates how educational actions and expography articulate with each other in the fulfillment of projects achieved by the Museum. It concludes that educational actions in museums have a great potential to make them become centers for visitors' critical formation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education in museums | en |
dc.subject | Educação em museus | pt_BR |
dc.subject | Heritage education | en |
dc.subject | Museu de História do Pantanal | pt_BR |
dc.subject | Educational action | en |
dc.subject | Pantanal history museum | en |
dc.title | Um pantanal inundado de memórias : análise das ações e do caráter educativo do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, MS, Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000953200 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Museologia (155)