Os sentidos de ética no tensionamento entre as grandes reportagens Profissão Repórter e Los Miedos se Hunden en el Mar: questionamento, reiteração e rompimento
dc.contributor.advisor | Hagen, Sean Aquere | pt_BR |
dc.contributor.author | Pomatti, Daiane Vivan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T01:57:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/111782 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo verificar quais os limites éticos quando o jornalista interfere nos acontecimentos para dar, supostamente, maior visibilidade e abrangência à narrativa. Foram analisados Los miedos se hunden en el mar (veiculada no site da FNPI) e o Profissão Repórter (exibido em 6 de maio de 2014, na Rede Globo) que cobriu os bastidores do programa. As duas grande reportagens televisivas foram gravadas em Cartagena, na Colômbia, em fevereiro de 2014, tendo como ponto de partida oficinas realizadas pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI). Caco Barcellos, ministrante de uma oficina, mostrou o trabalho de cobertura de 3 jornalistas latinoamericanos – México e Colômbia – sobre Rosalba, moradora da favela Nelson Mandela, vítima da violência, que nunca havia entrado no mar. Para analisar os sentidos encontrados nessas reportagens, a pesquisa entendeu o jornalismo como agente social ativo na construção da realidade, além de se apoiar nos estudos da ética. Por meio da utilização da análise de discurso de linha francesa (AD), encontrou três formações discursivas que constroem o sentido do fazer ético: questionamento, reiteração e rompimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to verify the ethical limits when the journalist interferes in events to provide, supposedly, more visibility and scope to the narrative. It was analyzed the big television report Los Miedos se hundren en el mar (posted on site of FNPI) and the television program Profissão Reporter (exhibited in may 6th 2014, at Rede Globo) which covered the backstage of Los Miedos se hundren en el mar. The two big television reports were recorded in Cartagena, Colombia, in February 2014, having as a starting point some workshops organized by Fundación Gabriel Garcia Marquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI). Caco Barcellos, ministrant of one of the workshops, showed the cover work of three latin-american journalists - from Mexico and Colombia – about Rosalba, resident of the Nelson Mandela slum, victim of violence, who had never been at the sea. To analyze the meanings found in these reports, the research understood the journalism as an active social agent in constructing the reality, besides, it is supported by ethical studies. Through the use of French line speech analysis (AD), three discursive formations were found, which build the sense of making ethic: questioning, reiteration and rupture. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Telejornalismo | pt_BR |
dc.subject | Speech analysis | en |
dc.subject | Profissão Repórter | en |
dc.subject | Ética jornalística | pt_BR |
dc.subject | Los miedos se hundren en el mar | en |
dc.title | Os sentidos de ética no tensionamento entre as grandes reportagens Profissão Repórter e Los Miedos se Hunden en el Mar: questionamento, reiteração e rompimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000952890 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1879)