O cinema no front de batalha: os documentários de propaganda da Segunda Guerra Mundial
dc.contributor.advisor | Rosário, Nísia Martins do | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Gustavo Dutra de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T01:57:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/111769 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia analisa os documentários Sieg im Westen (1941), Razgrom Nemetskih Voisk pod Moskvoi (1942), Prelude to War (1942) e The Nazis Strike (1943), realizados com fins de propaganda por Alemanha, União Soviética e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Como fundamento teórico, foram usados textos de Marc Ferro sobre a relação Cinema-História e de Bill Nichols sobre as características do gênero documentário. A análise é feita segundo uma perspectiva sócio-histórica, tendo como objetivo compreender como esses filmes constroem um discurso histórico acerca do papel de cada país na guerra. Os três países empregaram estratégias diversas de discurso a partir de diferentes recursos da linguagem cinematográfica e contextos políticos específicos. Como resultado, percebe-se que o apelo que tais filmes fazem a seu público é semelhante, mas baseado em motivos bem distintos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph analyses the documentaries Sieg im Westen (1941), Razgrom Nemetskih Voisk pod Moskvoi (1942), Prelude to War (1942) and The Nazis Strike (1943), produced for propaganda purposes by Germany, the Soviet Union and the United States during World War II (1939-1945). Texts by Marc Ferro about the Cinema-History relation and by Bill Nichols about documentary genre characteristics were used as a theoretical basis. The analysis is made according to a social-historical perspective, aiming to understand how these movies built a historical discourse concerning the role of each country in the war. The three countries have used diverse discourse strategies from different resources of film language and specific political contexts. As a result, it is perceived that the appeal such films make their audience is similar but based on very different reasons. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema | en |
dc.subject | Filme documentário | pt_BR |
dc.subject | History | en |
dc.subject | Propaganda política | pt_BR |
dc.subject | Propaganda documentary | en |
dc.subject | Segunda Guerra Mundial (1939-1945) | pt_BR |
dc.subject | World war II | en |
dc.title | O cinema no front de batalha: os documentários de propaganda da Segunda Guerra Mundial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Damasceno, Alex Ferreira | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000952958 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)