Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gustavo Dutra dept_BR
dc.date.accessioned2015-03-06T01:57:41Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111769pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia analisa os documentários Sieg im Westen (1941), Razgrom Nemetskih Voisk pod Moskvoi (1942), Prelude to War (1942) e The Nazis Strike (1943), realizados com fins de propaganda por Alemanha, União Soviética e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Como fundamento teórico, foram usados textos de Marc Ferro sobre a relação Cinema-História e de Bill Nichols sobre as características do gênero documentário. A análise é feita segundo uma perspectiva sócio-histórica, tendo como objetivo compreender como esses filmes constroem um discurso histórico acerca do papel de cada país na guerra. Os três países empregaram estratégias diversas de discurso a partir de diferentes recursos da linguagem cinematográfica e contextos políticos específicos. Como resultado, percebe-se que o apelo que tais filmes fazem a seu público é semelhante, mas baseado em motivos bem distintos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph analyses the documentaries Sieg im Westen (1941), Razgrom Nemetskih Voisk pod Moskvoi (1942), Prelude to War (1942) and The Nazis Strike (1943), produced for propaganda purposes by Germany, the Soviet Union and the United States during World War II (1939-1945). Texts by Marc Ferro about the Cinema-History relation and by Bill Nichols about documentary genre characteristics were used as a theoretical basis. The analysis is made according to a social-historical perspective, aiming to understand how these movies built a historical discourse concerning the role of each country in the war. The three countries have used diverse discourse strategies from different resources of film language and specific political contexts. As a result, it is perceived that the appeal such films make their audience is similar but based on very different reasons.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectFilme documentáriopt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectPropaganda políticapt_BR
dc.subjectPropaganda documentaryen
dc.subjectSegunda Guerra Mundial (1939-1945)pt_BR
dc.subjectWorld war IIen
dc.titleO cinema no front de batalha: os documentários de propaganda da Segunda Guerra Mundialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDamasceno, Alex Ferreirapt_BR
dc.identifier.nrb000952958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples