A comunicação nos projetos de educação ambiental: o Brasileco e seu diálogo com as crianças
dc.contributor.advisor | Girardi, Ilza Maria Tourinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jamille Almeida da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-19T02:16:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/110211 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a Comunicação contribui com as ações relacionadas ao desenvolvimento de uma consciência ambiental de estudantes utilizando a figura do personagem infantil Brasileco. Os principais referenciais teóricos para este estudo permeiam a teorização sobre a Comunicação com base fundamental nas reflexões de Bordenave (1984), Marcondes Filho (2008; 2009) e Wolton (2011); sobre a Educação Ambiental e seus desdobramentos serão abordados por Reigota (2006), Carvalho (2008) e Freire (2013); e a conexão entre as áreas citadas pela proposta da pedagogia da comunicação, será realizada à luz de Medina (2006), Freire (2011a; 2011b) e Künsch (2014). O caminho metodológico percorrido consiste em um estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e, para a coleta dos dados, empregamos como instrumento a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aos estudantes do Colégio Maria Auxiliadora, Canoas/RS do 4° ano e 5° ano das séries iniciais. Esse estudo busca identificar que elementos caracterizam a comunicação entre o Brasileco e as crianças; investigar se há identificação entre as crianças e o personagem; verificar se o processo de comunicação desencadeado pelo Brasileco pode engajar os estudantes nas ações propostas para a educação ambiental. Com a análise dos questionários, percebemos que comunicação estabelecida entre um personagem e os estudantes é capaz de tecer diálogo, troca e experiências. O Brasileco e a sua história se mostraram capazes de despertar a alfabetização ecológica pelo viés de uma pedagogia da comunicação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | A comunicação nos projetos de educação ambiental: o Brasileco e seu diálogo com as crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000952581 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1829)