Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrimo, Alex Fernando Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Augustopt_BR
dc.date.accessioned2015-02-19T02:16:51Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110205pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender como os aplicativos são usados por marcas em mídias móveis para promover o relacionamento com seus públicos. Busca-se através disso descobrir de que maneira esse tipo de tecnologia possibilita formas de engajamento no mundo offline. Para isso, utiliza-se como objeto de estudo o aplicativo Delegates, desenvolvido para a empresa Heineken, através do qual os usuários avaliam os estabelecimentos parceiros da marca em troca de prêmios exclusivos. Para o embasamento da análise, foram utilizados os conceitos teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de estudar as associações entre o homem e os objetos técnicos como partes atuantes no processo comunicativo. A seguir, também se realiza um levantamento sobre mídias locativas, aplicativos e como essas tecnologias reconfiguram as noções de espaço. A metodologia qualitativa de inspiração etnográfica se dá primeiramente através da descrição das agências do objeto técnico com base em conceitos da TAR. Em seguida, realizam-se entrevistas semi-estruturadas com quatro usuários do Delegates em um dos bares participantes da promoção. Com isso, foi possível verificar que a função de encontrar os bares é delegada ao aplicativo, que estimula os usuários através de recompensas simbólicas e materiais. Observou-se também que o aplicativo ampliou a percepção destes usuários em relação à apresentação da marca nos pontos de venda.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to understand how applications are used by brands in mobile media to promote the networking with their public. The research will show how this kind of technology allows forms of engagement in the offline world. To do this, the application Delegates is used as the object of the study. Developed by the Heineken Company, it allows the users to evaluate the partner establishments in exchange for exclusive awards. To base this analysis, the theoretical-methodological concepts from Actor-Networking Theory were used for the purpose of understanding the associations between the human and the technical objects as active parts of the communicational process. Hereafter, an investigation is accomplished about locative media, applications and how these technologies reconfigure the notion of space. The qualitative methodology of ethnographic inspiration firstly occurs through the description of the technical object agency based on ANT’s concepts. Next, interviews with four users of Delegates are carried out at one of the bars which participate in the promotion. That is how it was possible to verify that the function of finding bars is delegated to the application, which stimulates these users through symbolic and materials rewards. What was also observed was that the application improved the user’s perception of the brand’s presentation in the points of sale.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngagementen
dc.subjectTecnologia móvelpt_BR
dc.subjectMobile mediaen
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectApplicationsen
dc.subjectDelegatesen
dc.subjectHeinekenen
dc.titleO engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heinekenpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAraújo, Willian Fernandespt_BR
dc.identifier.nrb000952562pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples