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dc.contributor.advisorLindau, Luis Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBarcelos, Mariana Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-13T02:14:52Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110090pt_BR
dc.description.abstractAs diversas externalidades impostas pelo uso indiscriminado dos automóveis, como congestionamentos, poluição e acidentes de trânsito, conduziram as cidades a identificarem no transporte coletivo por ônibus um modal com potencial para melhorar a atual condição da mobilidade nos centros urbanos. Desejando-se atrair pessoas para esse modo e manter as que já o utilizam, torna-se essencial a melhoria da qualidade do transporte coletivo por ônibus. Assim, é necessário entender as necessidades e percepções dos usuários, tendo-se a realização de pesquisas de satisfação e de importância como as práticas mais usuais. Este trabalho tem foco na obtenção da importância relativa entre atributos do transporte coletivo urbano por ônibus, que permite entender quais são as características do transporte mais valorizadas pelos usuários e que, assim sendo, devem receber atenção por parte dos gestores e operadores do transporte. A importância pode ser obtida de duas formas distintas: pela importância declarada (em que se questiona diretamente o usuário sobre a importância dos atributos) e pela importância derivada (em que, a partir das avaliações de satisfação para as características do transporte, se infere, através de técnicas estatísticas, a importância de cada um dos atributos). O objetivo deste trabalho, portanto, é verificar a existência de uma relação entre a importância declarada e a derivada. Para tanto, foram aplicados formulários junto a usuários de ônibus da cidade de Porto Alegre, obtendo-se informações sobre a satisfação e a importância em relação aos atributos do transporte por ônibus. Dos dados de satisfação, determinou-se a importância derivada dos atributos e, dos dados do formulário de importância, a importância declarada. Estes resultados foram comparados e, aparentemente, não apresentaram correspondência direta, ou seja, os dois métodos não levaram a um ordenamento idêntico dos atributos. No entanto, utilizando um gráfico de dispersão importância versus satisfação, foi possível identificar uma correspondência entre os itens que se encontram no quadrante de alta prioridade, levando a uma mesma classificação de atributos que precisam de melhorias com maior urgência. Assim, este trabalho conclui que, para a amostra analisada, foi possível encontrar uma relação qualitativa entre os métodos da importância declarada e da derivada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleRelação entre importâncias declarada e derivada aplicadas aos atributos do transporte urbano por ônibuspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPereira, Brenda Medeirospt_BR
dc.identifier.nrb000952024pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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