Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Produção textual"
Resultados 1-20 de 26
-
Ainda faz sentido escrever cartas? : uma experiência com ensino de gêneros na educação de jovens e adultos
(2009) [Dissertação]Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA, em uma escola pública da periferia de São Leopoldo/RS, região metropolitana de Porto ... -
Análise de um corpus de produção escrita em português por crianças e adultos indígenas bilíngues/monolíngues de Dourados/MS a partir da linguistíca de corpus
(2014) [Tese]Com a finalidade de entender a origem das dificuldades apresentadas por crianças e adultos indígenas na produção de textos em português, surgiu a presente investigação. a partir da Linguística de Corpus. Para tanto, foi ... -
Avaliação de desempenho e reescrita como oportunidades de aprendizagem da escrita em português por alunos chineses
(2017) [Tese]Este trabalho tem como objetivo estudar a prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses e analisar as mudanças realizadas na reescrita a partir do feedback dado pelo colega e pela professora. ... -
O bilhete orientador de reescrita a serviço da interlocução no ensino de leitura e produção textual no contexto acadêmico de letras
(2018) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo relatar o trabalho de desenvolvimento da proficiência escrita através da reescrita guiada pelo bilhete orientador de reescrita no contexto acadêmico do curso de Letras, mais precisamente ... -
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
(2003) [Tese]O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da ... -
A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no Exame Celpe-Bras
(2009) [Dissertação]O presente estudo tem como objetivo verificar os aspectos determinantes da complexidade no desempenho das tarefas integradas de leitura e produção textual do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras). Nesse ... -
Das estórias à história : um olhar crítico-social em narrativas de Sérgio Sant'Anna
(2011) [Tese]A análise proposta neste estudo focaliza as relações entre seis narrativas literárias contemporâneas de Sérgio Sant’Anna e seus respectivos contextos de produção, com o objetivo de ampliar as reflexões sobre os textos ... -
Desconstrução e identidade : o caminho da diferença
(2007) [Dissertação]Por meio de uma investigação que incide sobre as práticas críticas, o trabalho apresenta uma elaboração sobre o potencial político da desconstrução para uma leitura de textos literários comprometida com reivindicações ... -
A dissertação escolar sob a perspectiva da teoria da relevência
(2013) [Dissertação]A avaliação de redações envolve a análise de aspectos gramaticais e de conteúdo. Enquanto a análise do desempenho gramatical depende de verificações bastante objetivas, a análise de questões relacionadas a conteúdos ... -
Ensinando-se a ensinar professoras a ensinarem-se a ensinar seus alunos a ensinarem-se a ensinar...
(2004) [Dissertação]Este trabalho estuda como é virar professora de professoras por meio da análise de aulas de Português trabalhadas com alunas do primeiro ano do Curso Normal durante o período letivo de 2003, sendo a professora a própria ... -
Entre uma língua e outra, entre o materno e o estranho : lugar de interferência, historicidades, reverberações
(2011) [Dissertação]A presente dissertação analisa a produção escrita de aprendizes de língua inglesa como língua estrangeira em fase inicial de aprendizagem com o objetivo de averiguar como se dá este fenômeno. Além disso, esta pesquisa ... -
Escrita coletiva de texto teatral em língua inglesa em ambiente virtual de aprendizagem : o foco do aluno no processo
(2008) [Dissertação]Este pesquisa propõe-se a investigar como adolescentes brasileiros, estudantes de língua inglesa, participam e realizam uma atividade de escrita coletiva de um texto teatral em língua inglesa em ambiente digital. Os ... -
Feedback em ambiente digital : um processo interlocutório de leitura e produção escrita
(2010) [Dissertação]Partindo das pesquisas de Ramal (2002) e Waquil e Behar (2009), as quais sustentam a utilização de ambientes online no processo de ensino, esta pesquisa tem como propósito discutir a utilização de uma ferramenta digital ... -
O homem na língua : uma visão antropológica da enunciação para o ensino de escrita
(2013) [Tese]Esta tese tem como objetivo geral compreender os processos enunciativos que permeiam a atividade de ensino de escrita em contexto acadêmico. Temos como objetivos específicos os três seguintes itens: 1º) Elaborar uma revisão ... -
O "nhenhenhém gramatical" como entrave ao letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007) [Dissertação]Pelo presente trabalho, busca-se analisar as razões pelas quais as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, apesar de escolarizadas, não alcançam o letramento, termo entendido como competências e habilidades ... -
Um olhar enunciativo sobre a relação entre leitura e produção textual na universidade
(2014) [Tese]Esta tese tem por objetivo investigar a hipótese de que a experiência com uma leitura que considera as instâncias enunciativas como produtoras de sentidos acarreta mudanças na relação do aluno com seu ato de escrita. Tal ... -
A perspectiva dos examinadores sobre o uso da grade de avaliação oral do IELTS
(2011) [Dissertação]Este trabalho investiga como os examinadores do exame de proficiência IELTS atuando no Brasil utilizam a grade de avaliação da entrevista oral do exame buscando os critérios focalizados para a tomada de decisão em relação ... -
Por uma concepção enunciativa da escrita e re-escrita de textos em sala de aula : os horizontes de um hífen
(2012) [Dissertação]Esta dissertação parte da constatação de que ainda hoje, na prática docente, é rara a discussão sobre o lugar de enunciação a ser ocupado pelo aluno para se autorizar a dizer, especificamente para se autorizar a dizer por ... -
Práticas de avaliação de textos em português por falantes de chinês
(2012) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é discutir a prática de avaliação de produções textuais em português produzidas por alunos chineses e as modificações feitas pelos alunos na reescrita dos textos após o feedback do professor. ... -
A preparação de candidatos chineses para o Exame Celpe-Bras : aprendendo o que significa "uso da linguagem"
(2009) [Dissertação]O presente trabalho visa a analisar a preparação de alunos chineses para o exame Celpe-Bras, com o intuito de investigar se há efeito retroativo do exame nesse processo. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa ...