• Caminhos para denegrir a educação social a partir das artes cênicas 

      Miranda, Manuela da Fonseca (2019) [Dissertação]
      Essa dissertação é resultado de uma pesquisa sobre possíveis metodologias denegridoras no ensino das artes cênicas na Educação Social, a partir das práticas da autora, artista e educadora social Manuela Miranda. Apresento, ...
    • Formações associadas : projeto “___(título)” e seu desenvolvimento 

      Lacerda, Eduardo Montelli (2015) [Dissertação]
      A presente pesquisa acompanha e analisa o desenvolvimento do projeto “________(título)” entre os anos 2012 e 2015. Este projeto consiste em um experimental de arquivamento , edição e apresentação de uma série de livros e ...
    • Modos e práticas do Jongo da comunidade do Tamandaré em Guaratinguetá : festejos, espetáculos e resistência 

      Souza, Alessandra Santos de (2021) [Dissertação]
      Esta dissertação é fruto da inserção e do convívio entre a autora, Alessandra Souza, e a comunidade jongueira do Tamandaré, em Guaratinguetá/SP. Este texto apresenta as estratégias e práticas de continuidade e resistência ...
    • Moldar a carne : a queerização do corpo no teatro de João Carlos Castanha 

      Delgado, Pedro Omar Lacerda (2013) [Dissertação]
      Este estudo tem o objetivo de construir uma reflexão acerca do processo de corporificação de personagens transgêneros e das construções teatrais de um ator homossexual a partir de seu corpo cotidiano (conjugado). Para ...
    • Performance como tática embriagante 

      Borba, Carla Dias de (2021) [Tese]
      A pesquisa Performance como tática embriagante apresenta-se como um espaço de discussão e debate sobre o processo de criação dos trabalhos 7 Cabeças (2003-2018), Espaço de Conflito (2016-2018) e Partituras de um Duelo ...
    • Rastro performativo : vestígios das ações como potências do corpo 

      Oliveira, Andressa Cantergiani Fagundes de (2021) [Tese]
      A presente pesquisa analisa, por meio da hipótese do rastro performativo, as potências do corpo, aces sando documentos e vestígios performativos de trabalhos realizados ao vivo (presencialmente), além de seus desdobramentos ...
    • Um teatro sem espetáculo em Carmelo Bene 

      Oliveira, Luis Fabiano de (2017) [Dissertação]
      Esta dissertação se propõe a discutir o conceito de teatro sem-espetáculo a partir da produção artística e teórica de Carmelo Bene, de conceitos-chave do teatro contemporâneo e das filosofias da diferença, especialmente a ...