Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Ensino fundamental"
Resultados 1-14 de 14
-
Centros de autoacesso : uma proposta para currículo bilíngue : a função dos centros de autoacesso na aprendizagem de língua inglesa e no desenvolvimento da autonomia do aprendiz
(2010) [Dissertação]Esta pesquisa analisa o processo do desenvolvimento da autonomia de três alunos da 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngüe Português / Inglês. Baseando-se em princípios etnográficos, os dados ... -
Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
(2016) [Dissertação]O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço ... -
As crenças de autoeficácia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para ensinar música
(2017) [Dissertação]O ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental pode ser ministrado por professores pedagogos, por profissionais formados pelo curso normal e por licenciados em música. Esta pluralidade de profissionais habilitados ... -
Desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa
(2009) [Dissertação]Nos últimos anos, a preocupação com a lexicografia, em especial com a chamada lexicografia pedagógica, tem aumentado consideravelmente no Brasil. Não obstante, a reflexão acerca dos dicionários voltados para o público ... -
É o professor quem diz quando se fala? : a tomada de turnos de fala em atividades diferentes em uma turma de 1. série em educação bilíngüe
(2008) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo investigar a sistemática de tomada de turnos empregada em duas atividades diferentes, a saber, a hora da rodinha e a contação de histórias, em uma sala de 1ª série de educação bilíngüe. Os ... -
Guia para professores do fundamental 1 com vistas à construção colaborativa de dicionário especializado em ambiente escolar
(2021) [Tese]Esta tese insere-se no âmbito dos Estudos do Léxico na linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução: Relações Textuais do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Seu objetivo principal foi propor um guia ... -
"Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
(2016) [Dissertação]Este trabalho tem como objeto de estudo o Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” realizado junto a um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Plácido de Castro, na cidade de Sapucaia ... -
O léxico no material didático de espanhol como língua estrangeira : análise e proposta de atividades complementares
(2017) [Tese]Esta tese insere-se na área de Estudos do Léxico com interface na Linguística Aplicada, pois trata do ensino-aprendizagem do léxico de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Ensino Fundamental (EF) brasileiro. O objetivo ... -
L’utilisation de textes littéraires dans la classe de français langue étrangère (fle) à l’école
(2019) [Tese]Esta tese tem como objetivo estudar o espaço e o papel atribuídos ao texto literário nas aulas de francês como língua estrangeira (FLE), especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para tanto, ... -
“Ô, sor(a)! larga mão dessa aula chata!” : uma proposta de intervenção nas aulas de português na periferia
(2020) [Tese]A presente tese versa sobre uma proposta pedagógica de ensino de língua portuguesa construída como forma de intervenção na realidade de sala de aula de periferia. Seu objetivo é oferecer concretude aos estudos teóricos que ... -
(P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
(2023) [Dissertação]A pesquisa tem como temática a avaliação de crianças em Arte, mais especificamente a dança. Questiona sobre a construção de um portfólio de forma colaborativa entre docente e discentes, o modo como os estudantes escolhem ... -
Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental
(2005) [Tese]A avaliação é um componente importante no processo de ensino/aprendizagem dentro do contexto escolar e seu resultado tem reflexos extra-classe, na medida em que aprovar ou reprovar tem significados pessoal e social ... -
Princípios enunciativos para abordagem de leitura e escrita como atividades integradas nos anos finais do ensino fundamental
(2024) [Tese]Esta tese tem como tema a leitura e a escrita em integração nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tratar desse tema, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: propor princípios enunciativos com base na reflexão de ... -
Vocabulário escrito de estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Sul : um estudo léxico-estatístico
(2021) [Dissertação]Este trabalho descreve resultados de uma pesquisa de mestrado inserida no âmbito dos estudos lexicológicos de enfoque estatístico, baseados em corpora. O objetivo principal é a descrição e a análise contrastiva do perfil ...