Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Ensino"
Resultados 1-20 de 31
-
A alternância de código como pedagogia culturalmente sensível nos eventos de letramento em um contexto bilíngue
(2005) [Dissertação]Este estudo investiga se a alternância de código é empregada como estratégia culturalmente sensível em uma primeira série, primeira etapa em um contexto multilíngüe, na localidade de Boa Vista do Herval, interior de Santa ... -
Aquisição de inglês como língua estrangeira em uma escola pública : jogos de poder, produção e reprodução de identidades
(2005) [Dissertação]O presente estudo, situado teoricamente no campo dos Estudos da Linguagem em Aquisição de Segunda Língua, é uma investigação qualitativa a partir de alguns princípios etnográficos sobre os acontecimentos rotineiros de ... -
Aspectos afetivos nos processos de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira na meia-idade
(2005) [Tese]Trata-se de um estudo de caso descritivo-qualitativo sobre o ensino de inglês como língua estrangeira para estudantes de meia-idade. O objetivo é apontar as peculiaridades desses aprendizes com relação ao domínio afetivo ... -
A aula de língua inglesa em uma escola pública de ensino médio : o retrato de um desserviço
(2002) [Dissertação]O objetivo desta dissertação é investigar, descrever e interpretar como acontece o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (inglês) em escola pública de ensino médio que agrupa alunos de diferentes de níveis ... -
A colaboração em díades como facilitadora da aprendizagem de língua estrangeira
(2005) [Dissertação]A presente pesquisa tem como foco investigar o processo de aprendizagem de inglês como LE em díades. A investigação deste trabalho concentrou-se primordialmente na colaboração veiculada durante as negociações realizadas ... -
A concordância nominal em italiano por aprendizes brasileiros : um estudo sobre ensino com foco na forma
(2007) [Tese]Este estudo se insere na especialidade de Lingüística Aplicada junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta tese de Doutorado investiga o ensino com foco na forma, conforme ... -
As crenças de autoeficácia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para ensinar música
(2017) [Dissertação]O ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental pode ser ministrado por professores pedagogos, por profissionais formados pelo curso normal e por licenciados em música. Esta pluralidade de profissionais habilitados ... -
Cultura e ensino da leitura em língua estrangeira na escola pública : uma prática reflexiva com base na pesquisa-ação
(2009) [Tese]Este estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada, mais precisamente dos Estudos da Linguagem em Aquisição da Segunda Língua (ASL). Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo que aborda a cultura e o ensino da leitura ... -
Diálogo entre escola e mídia jornalística : uma análise metassemântica de programa de mídia direcionado ao ensino
(2008) [Dissertação]Constatados o incremento no uso de textos jornalísticos como material didático e o interesse dos veículos de mídia jornalística em formalizar a utilização de suas publicações em sala de aula, defendemos neste trabalho a ... -
Efeitos dos estudos enunciativos nas provas de língua portuguesa para ingresso no ensino superior
(2019) [Tese]Esta tese tem como objetivo investigar a presença de indícios de uma possível transposição do conhecimento enunciativo benvenistiano para os itens das provas de ingresso no Ensino Superior: provas de língua portuguesa dos ... -
Ensinando-se a ensinar professoras a ensinarem-se a ensinar seus alunos a ensinarem-se a ensinar...
(2004) [Dissertação]Este trabalho estuda como é virar professora de professoras por meio da análise de aulas de Português trabalhadas com alunas do primeiro ano do Curso Normal durante o período letivo de 2003, sendo a professora a própria ... -
Escrever na escola: a que se destina?
(2022) [Dissertação]Esta dissertação apresenta a pesquisa que tem como objetivo descrever como professores de Língua Portuguesa de ensino fundamental – anos finais ensinam a escrever e quais as concepções de escrita e de língua que orientam ... -
O ethos do professor de língua portuguesa na escrita diarista de alunas estagiárias
(2009) [Tese]A presente investigação tem por objetivo apresentar, num estudo longitudinal, realizado, junto às alunas estagiárias do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade de Caxias do Sul, o ethos (re) velado sobre o ser ... -
A fala privada na aprendizagem de inglês como língua estrangeira em tarefas colaborativas
(2009) [Dissertação]Esta pesquisa busca investigar o papel da fala privada na aprendizagem de inglês como língua estrangeira, a partir da análise de seu uso por aprendizes adultos engajados em uma tarefa colaborativa. A base teórica norteadora ... -
Globalização, antiimperialismo e o ensino de inglês na era pós-moderna
(2009) [Tese]Globalização, gurôbarizêshon, globalización, mondialisation: fluxos econômicos e culturais globais varrem as nações do mundo contemporâneo afligindo a todos. Para muitos, um ícone do apagamento das fronteiras mundiais e o ... -
Identidades em construção na sala de aula de língua estrangeira
(2005) [Dissertação]A investigação dos fenômenos que envolvem a construção de identidades em ambiente de sala de aula vem, ao longo dos últimos anos, ocupando espaço de maior destaque em meio aos estudos realizados na área de Aquisição de ... -
Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
(1997) [Dissertação]Esta dissertação versa sobre a leitura de obra de arte na escola pública de 1º grau, inserida numa dupla abordagem: como ação cultural e enquanto produção de sentidos pelo receptor. Por ação cultural entendemos a dimensão ... -
Ler para aprender : uma proposta didática de leitura para o ensino médio a partir do Enem sob a perspectiva da LSF
(2021) [Dissertação]Atualmente, as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio são motivadas, de certa forma, pela realização do ENEM. Entretanto, a leitura entra, nas aulas de Língua Portuguesa, como estratégia didático-pedagógica, não como ... -
Mitos e concepções lingüísticas do professor em contextos multilíngües
(2004) [Dissertação]Este estudo insere-se no âmbito da pesquisa sociolingüística. Seu objetivo principal é comparar a visão de língua de professores de escolas confrontadas com situações de multilingüismo e seu comportamento em relação à ... -
O "nhenhenhém gramatical" como entrave ao letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007) [Dissertação]Pelo presente trabalho, busca-se analisar as razões pelas quais as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, apesar de escolarizadas, não alcançam o letramento, termo entendido como competências e habilidades ...