• Disponibilidade para criar : o trabalho a partir de Arthur Lessac como preparo para improvisação 

      Donadel, Márcia (2012) [Dissertação]
      O estudo mescla fronteiras das investigações sobre a criação do ator levando em conta a improvisação. Tomando-se o trabalho de Arthur Lessac como ponto de partida para criar, realiza-se uma contaminação entre este e as ...
    • Esculhambada : um modo bufo de criação 

      Marques, Aline Schneider (2022) [Dissertação]
      O trabalho reflete sobre o processo criativo do espetáculo solo Esculhambada, que propõe o cruzamento entre bufonaria e atuação em primeira pessoa, em um modo bufo de criação. Em cena, a atriz pesquisadora assume a primeira ...
    • Escuto poesia na vida alheia : um processo de criação radiocênica 

      Azevedo, Mariana da Rosa (2017) [Dissertação]
      O presente trabalho investigou o processo artístico de diferentes vocalidades a partir de histórias reais, experimentando aproximações e verticalizações entre duas linguagens: a cênica e a radiofônica. O objetivo principal ...
    • Hamlet no abismo : pensando atuação, colorismo e identidade a partir de processos de criação 

      Ferreira, Lauro Francisco Fagundes (2023) [Dissertação]
      Este trabalho é uma análise do processo de criação de um ator multirracial, em que as dimensões do colorismo e da autopercepção racial são refletidas tanto na cena quanto no texto de dissertação, a partir de um experimento ...
    • A musicalidade na dramaturgia de ator : das vanguardas do século XX ao caso do Teatro O Bando 

      Werlang, Cristine (2016) [Tese]
      O presente trabalho propõe-se investigar os diálogos existentes entre a musicalidade e o teatro no âmbito da dramaturgia de atores, tendo como estudo de caso o grupo de teatro português O Bando. Apoia-se nas vanguardas do ...
    • No te pongas flamenca : corpo memória de uma atriz bailaora 

      Kersting, Juliana de Freitas (2019) [Dissertação]
      Este trabalho propõe a criação de um espetáculo teatral feminista, por meio da articulação entre corporeidade e ritmos da dança flamenca com narrativas autobiográficas. Sob a perspectiva de uma pesquisa guiada pela prática ...
    • O performer na experiência cênico imersiva Casa do Medo 

      Camargo, Daniela Aquino (2022) [Tese]
      O estudo aborda a prática do performer no contexto da criação em tempo real, tomando como referência a experiência cênica imersiva de terror Casa do Medo, desenvolvida pelo Grupo Macarenando Dance Concept, na cidade de ...
    • Queer me : atuação e remontagem 

      Nardi, Diego Luiz (2018) [Dissertação]
      O trabalho reflete sobre o processo criativo da atuação em uma perspectiva queer, através da experiência de criação do espetáculo Remontagem, o nosso amor a gente inventa, construído em colaboração a partir das biografias ...
    • Todas Nós : práticas de intimidade e atuação cênica 

      Silva, Iassanã Martins da (2017) [Dissertação]
      O presente trabalho reflete sobre o processo criativo da atuação, considerando propostas cênicas desenvolvidas em situação de proximidade. A pesquisa foi desenvolvida através do processo de criação e montagem do espetáculo ...