Otimização do custo na cadeia produtiva do biodiesel no Brasil
dc.contributor.advisor | Farenzena, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Peixoto, João Artur Sulzbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-05T02:17:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/109708 | pt_BR |
dc.description.abstract | Entende-se como cadeia básica do biodiesel toda a estrutura necessária para a produção deste biocombustível. Desde a obtenção das matérias-primas, passando pelas usinas até os centros de distribuição. Buscar a otimização do custo desta cadeia exige a obtenção dos custos da matéria-prima, dos custos das usinas e da demanda dos centros de distribuição. Para então simular o melhor uso das usinas, a fim de reduzir o custo final do produto. A fim de modelar o custo final do biodiesel foi projetado, ano a ano, cada um dos seis custos definidos neste estudo para o período de 2014 a 2025. Foi definindo: o custo da soja como matéria-prima única, produzida em 255 microrregiões do país; o custo fixo, o custo variável e o custo de produção para 62 usinas de biodiesel; o custo de transporte da soja para as usinas; e o custo de transporte do biodiesel para os 133 centros de distribuição. Como fator principal para definir a quantidade de combustível produzido nas usinas, a demanda de diesel e o fator de mistura do biodiesel foram também projetados para todo o Brasil. E para a disponibilidade de matéria-prima, a quantidade de soja disponível para a produção do combustível também foi projetada. Utilizando o modelo de custo baseado no trabalho de Chen, Fan e Huang (2010), junto com os dados projetados, foi realizada a simulação em Python para reduzir ao mínimo o custo total, ano a ano, do biodiesel. A otimização mostrou a maior influência do custo do insumo para a produção do biodiesel, representando 75,8% do custo total no período analisado. O custo de produção das usinas foi de 6,9%, o custo variável das usinas foi de 5,7%, o custo de transporte do biodiesel das usinas para os centros de distribuição foi de 5,3%, o custo de transporte da soja do campo para as usinas foi de 3,5% e o custo fixo das usinas foi de 2,7%. Assim, temos que o maior fator para o custo do biodiesel atualmente é o seu insumo principal, devendo haver buscas para a diversificação das matérias-primas com custos inferiores ao da soja. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia química | pt_BR |
dc.title | Otimização do custo na cadeia produtiva do biodiesel no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000950625 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Química | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5855)