Análise de desempenho entre pastilhas de freio do mercado de reposição e original
Fecha
2014Autor
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Nivel académico
Grado
Tipo
Otro título
Performance analysis of the brake pads replacement and original market
Resumo
Este trabalho tem por finalidade analisar o desempenho de materiais de fricção, aplicados a um sistema de freio a disco, comparando produtos do mercado de reposição e concessionária (original). Entende-se por desempenho desses materiais: a estabilidade do coeficiente de atrito bem como a resistência ao desgaste. Através da metodologia de ensaio empregada no tribômetro do LATRIB – UFRGS, que reproduz as condições reais de frenagens, foi possível mensurar as variáveis (atrito e desgaste). Essas v ...
Este trabalho tem por finalidade analisar o desempenho de materiais de fricção, aplicados a um sistema de freio a disco, comparando produtos do mercado de reposição e concessionária (original). Entende-se por desempenho desses materiais: a estabilidade do coeficiente de atrito bem como a resistência ao desgaste. Através da metodologia de ensaio empregada no tribômetro do LATRIB – UFRGS, que reproduz as condições reais de frenagens, foi possível mensurar as variáveis (atrito e desgaste). Essas variáveis foram pós-processadas em software Excel, e os resultados mostraram que o material original apresenta melhor desempenho em atrito comparado aos produtos do mercado de reposição. Por outro lado, desempenho oposto foi verificado com relação ao desgaste. ...
Abstract
This paper aims to analyze the performance of friction materials, applied a brake disc system, comparing products form the aftermarket front the original sample. It is understood by performance of these materials, the stability of coefficient of friction and wear resistance. Through the methodology used in testing the tribometer LATRIB - UFRGS, which reproduces the actual braking conditions, it was possible to measure the variables (friction and wear). These variables were postprocessed in Exce ...
This paper aims to analyze the performance of friction materials, applied a brake disc system, comparing products form the aftermarket front the original sample. It is understood by performance of these materials, the stability of coefficient of friction and wear resistance. Through the methodology used in testing the tribometer LATRIB - UFRGS, which reproduces the actual braking conditions, it was possible to measure the variables (friction and wear). These variables were postprocessed in Excel software, and the results showed that the original material shows better performance compared to friction products aftermarket. The opposite was observed in performance for wear. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Colecciones
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