Poética no sapateado americano : um estudo sobre o processo coreográfico na perspectiva do criador
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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esse estudo aborda a composição no sapateado americano a partir da perspectiva da coreógrafa. Por se tratar de uma pesquisa em que o objeto é a própria produção artística da pesquisadora, esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência que tem como objetivo a descrição e compreensão do fazer artístico. Analisa-se o processo poético de seis solos de sapateado americano coreografados pela pesquisadora: Quase sem Querer (2011), As Quatro Faces de uma Valsa (2012), Disparatando (2013), L ...
Esse estudo aborda a composição no sapateado americano a partir da perspectiva da coreógrafa. Por se tratar de uma pesquisa em que o objeto é a própria produção artística da pesquisadora, esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência que tem como objetivo a descrição e compreensão do fazer artístico. Analisa-se o processo poético de seis solos de sapateado americano coreografados pela pesquisadora: Quase sem Querer (2011), As Quatro Faces de uma Valsa (2012), Disparatando (2013), Listen (2013), Ausência (2014) e Bravo se o Tempo Parasse (2014). Ao focar na descrição detalhada desses seis processos coreográficos, busca-se identificar recorrências de características e de procedimentos de criação, ressaltar as diferenças e semelhanças das poéticas e questionar a influência do processo de criação na estética concebida durante a performance. As transformações ocorridas, principalmente em relação à composição coreográfica, estão relacionadas com a proposta de instigar o olhar do espectador, buscando provocar uma interação sensitiva entre a obra coreográfica e público. É relevante o amadurecimento do processo poético em termos técnicos, rítmicos e, principalmente, cênicos. Portanto, considera-se o crescimento artístico do pesquisador como o principal e mais evidente fator desse trabalho. ...
Abstract
This study addresses the tap dance choreography from the perspective of the choreographer. Since this is a survey in which the object is the researcher's own artistic production, this work is characterized as an experience report that aims at describing and understanding of art making. Analyzes the poetic process of six tap solos choreographed by the researcher: Quase sem Querer (2011), As Quatro Faces de uma Valsa (2012), Disparatando (2013), Listen (2013), Ausência (2014) e Bravo se o Tempo P ...
This study addresses the tap dance choreography from the perspective of the choreographer. Since this is a survey in which the object is the researcher's own artistic production, this work is characterized as an experience report that aims at describing and understanding of art making. Analyzes the poetic process of six tap solos choreographed by the researcher: Quase sem Querer (2011), As Quatro Faces de uma Valsa (2012), Disparatando (2013), Listen (2013), Ausência (2014) e Bravo se o Tempo Parasse (2014). By focusing on the detailed description of these six choreographic processes, the study seeks to identify recurrences of features and procedures for creating, highlight differences and similarities of the poetic and question the influence of the creation process in aesthetics conceived during the performance. The transformations taking place, particularly in relation to choreography, are related to the proposal to instigate the viewer's gaze, seeking to provoke a sensitive interaction between the audience and the choreographic work. It is relevant to the maturation of the poetic process in technical, rhythmic, and especially theatrical terms. Therefore, it is considered the artistic growth of the researcher as the first and most obvious factor in this work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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