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dc.contributor.advisorVielmo, Horacio Antoniopt_BR
dc.contributor.authorRanzi, Mateus Forestipt_BR
dc.date.accessioned2015-01-23T02:16:02Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109191pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da análise experimental e da simulação computacional das emissões geradas por um motor Honda GX35, com a finalidade de validar a metodologia utilizada para prever espécies químicas geradas na combustão. Para esta análise, foi escolhido o software de dinâmica dos fluidos computacional AVL BOOST. Primeiramente foi validada a metodologia em simular as condições gerais do motor, através da criação de um modelo no programa representando a condição original do motor. Os resultados foram então comparados com dados do fabricante. Após essa verificação, o modelo criado foi adaptado para o motor disponível no laboratório, também um Honda GX35, porém com sistemas de admissão e exaustão alterados e utilização de gás metano como combustível. Experimentalmente, as emissões foram medidas com o analisador de gases PC-Multigás. Houve algumas divergências, porém os resultados obtidos com o software foram considerados aceitáveis, levando em conta a simplicidade do programa. Com isso, pode-se considerar que o uso do software pode auxiliar no desenvolvimento e estudo de motores de combustão interna.pt_BR
dc.description.abstractThis work describes the experimental analysis and computer simulation emissions of a Honda GX35 engine, in order to validate the methodology used to predict chemical species generated in combustion. For this analysis, the AVL BOOST software was chosen. The first step was to validate the methodology to simulate the engine in it’s original conditions, by creating a computational model to compare with manufacturer's data. The follow step was adapt the model created to another engine Honda GX35 with modified intake and exhaust systems, using methane gas as fuel. Experimentally, emissions were measured with PC-Multigas analyzer. The simulation of the model created using one-dimensional software lead to acceptable results when comparing to experimental measures. Based on the values obtained with the simulation, it can be concluded that the use of the AVL BOOST software can assist in the development and study of internal combustion engines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectSimulationen
dc.subjectAVL BOOSTen
dc.subjectEmissionsen
dc.subjectEnginesen
dc.titleAnálise das emissões de um motor de combustão internapt_BR
dc.title.alternativeEmissions analysis of an internal combustion engine en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000949353pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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