Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuccas, Marcia Regina Zemellapt_BR
dc.contributor.authorChiari, Brasília Mariapt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Bárbara Niegia Garcia dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-25T02:10:36Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn2179-6491pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108700pt_BR
dc.description.abstractPurpose: To evaluate and compare the reading comprehension of deaf students included in regular classrooms of public schools with and without specialized educational support. Methods: Observational analytic study with 35 students with sensorineural hearing loss, with and without educational support. All subjects were assessed with the Word Reading Competence Test (WRCT), the Picture-Print Matching Test by Choice (PPMT- -C), and the Sentence Reading Comprehension Test (SRCT). Results: In the tests regarding comprehension of words (WRCT and PPMT-C), the results showed no difference in the performance of deaf students who attend and do not attend educational support. Regarding reading comprehension of sentences, the application of the SRCT also did not show differences between the groups of deaf students. A significant correlation was found between age and grade, indicating that the older the students and the higher their educational level, the better their performance in reading sentences. The results indicate that deaf students, regardless of attending educational support, read words better than sentences. Conclusion: There is no difference in reading comprehension between deaf students who receive and do not receive specialized pedagogical monitoring.en
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar e comparar a compreensão de leitura de alunos deficientes auditivos inclusos nas classes regulares de escolas públicas com e sem apoio pedagógico especializado. Métodos: Trata-se de estudo observacional analítico com 35 alunos com perda auditiva neurossensorial, com e sem apoio pedagógico (Sala Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI). Todos foram submetidos ao Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavras (TFN) e Teste de Competência de Leitura de Sentenças (TCLS). Resultados: Nos testes relativos à compreensão de palavras (TCLP e TFN), os resultados estatísticos não apontaram diferença no desempenho dos alunos deficientes auditivos que frequentam e não frequentam apoio. Em relação à compreensão de leitura de sentenças, a aplicação do TCLS também não mostrou diferença entre os grupos de alunos deficientes auditivos. Houve correlação significativa entre idade e série, indicando que quanto mais velho e maior o nível de escolaridade do aluno melhor será seu desempenho na leitura de sentenças. Os resultados apontam que alunos deficientes auditivos, independentemente da frequência ao apoio (SAAI), leem melhor palavras do que sentenças. Conclusão: Não há diferença na compreensão de leitura entre os alunos deficientes auditivos que recebem e não recebem acompanhamento pedagógico especializado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo. Vol. 24, n.4 (2012), p. 342-347pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectReadingen
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectPerda auditivapt_BR
dc.subjectReadabilityen
dc.subjectHearing lossen
dc.subjectSpeech, language and hearing sciencesen
dc.subjectLanguage testsen
dc.titleCompreensão de leitura de alunos surdos na rede regular de ensinopt_BR
dc.title.alternativeReading comprehension of deaf students in regular education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000870335pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples