Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrank, Alejandro Germánpt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorEcheveste, Marcia Elisa Soarespt_BR
dc.contributor.authorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-25T02:10:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0103-6513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108668pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise das relações existentes entre as características das empresas e a importância que estas atribuem aos fatores que influenciam na transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de produtos. A análise é baseada num levantamento (survey) realizado com 58 empresas no Brasil. As características estudadas foram: (i) tamanho da empresa; (ii) tamanho da equipe de projetos; (iii) localização das equipes; (iv) número de projetos simultâneos; (v) tempo de duração dos projetos; (vi) grau de inovação; e (vii) complexidade dos projetos. Através de uma análise de aglomerados, foi identificado que as características (ii), (iv) e (vii) são significativas na determinação das importâncias atribuídas aos fatores da TC. Os resultados apontam que as empresas que possuem um perfil de gestão mais complexo enfatizam os fatores de influência pertencentes ao ambiente externo. Já empresas com um perfil de gestão mais simples atribuem maior importância aos fatores internos da empresa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the relationship between company characteristics and the importance that companies attribute to the main factors that have influence on inter-product project knowledge transfer (KT). The analysis was based on a survey carried out on a sample of 58 companies that operate in Brazil. The studied characteristics of the companies were: (i) company size; (ii) project team size; (iii) team localization; (iv) number of concurrent projects; (v) project duration; (vi) project innovation and (vii) project complexity. It was possible to identify, using a cluster analysis, that project team size; number of concurrent projects and project complexity are statistically significant regarding the determination of attributed importance for the KT influence factors. The results revealed that companies that have a more complex management profile are more interested in influence factors of the external environment. On the other hand, companies that have a simpler management profile are more interested in influence factors of the internal environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofProdução. Porto Alegre. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2013), p. 95-106pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstatística aplicadapt_BR
dc.subjectKnowledge transferen
dc.subjectProduct developmenten
dc.subjectTransferência de conhecimentopt_BR
dc.subjectProject teamsen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectBusiness featuresen
dc.titleRelação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produtopt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between company characteristics and influence factors of the inter-product project knowledge transfer en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000886213pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples