Formação profissional e formação política na Escola Militar do Realengo
Fecha
2012Autor
Otro título
Professional and political education at realengo military academy
Materia
Resumo
O artigo aborda a primeira etapa do processo de formação profissional de oficiais do Exército Brasileiro que iniciaram suas carreiras no decorrer da década de 1920. Abordando fundamentalmente a Escola Militar do Realengo, instituição que pretendia formar oficiais ‘apolíticos’, investiga-se, a partir de depoimentos e relatos biográficos, aspectos organizacionais e experiências que teriam marcado mais profundamente as primeiras articulações entre a formação profissional e as inclinações para agir ...
O artigo aborda a primeira etapa do processo de formação profissional de oficiais do Exército Brasileiro que iniciaram suas carreiras no decorrer da década de 1920. Abordando fundamentalmente a Escola Militar do Realengo, instituição que pretendia formar oficiais ‘apolíticos’, investiga-se, a partir de depoimentos e relatos biográficos, aspectos organizacionais e experiências que teriam marcado mais profundamente as primeiras articulações entre a formação profissional e as inclinações para agir politicamente dessa geração. Constata- -se que a Escola constituía um espaço politizado no qual os alunos cultivavam disposições para ação política em nome de uma ‘tradição’ oriunda da Escola Militar da Praia Vermelha e de uma missão regeneradora do país. ...
Abstract
The article analyses the education of the Brazilian Army officers in the 1920s. Focusing on Realengo Military Academy, it argues that the intention of the military authorities to provide apolitical training for Brazilian officers was not successful. The sources, testimonies and autobiographies drawn on show Realengo Military Academy to have been a place of political socialization where students shared dispositions for political action on behalf of a ‘tradition’ inherited from the Praia Vermelha ...
The article analyses the education of the Brazilian Army officers in the 1920s. Focusing on Realengo Military Academy, it argues that the intention of the military authorities to provide apolitical training for Brazilian officers was not successful. The sources, testimonies and autobiographies drawn on show Realengo Military Academy to have been a place of political socialization where students shared dispositions for political action on behalf of a ‘tradition’ inherited from the Praia Vermelha Military Academy and a mission of national regeneration. ...
En
Revista brasileira de história. São Paulo. Vol. 32, n. 63 (2012), p. 281-299
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