Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Édio Raniere dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-24T02:15:40Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1414-4980pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108633pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho problematiza a utilização, em políticas públicas, de uma imagem-conceito que possui vários nomes: homem, identidade, eu, self, personalidade, ego, alma, psique, subjetividade, individualidade. Propõe discutir algumas das ressonâncias dessa imagem-conceito, seus prejuízos e vicissitudes, quando aplicada às políticas públicas. Elenca como objeto de análise o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O ensaio procura demonstrar que tal problemática não pode ser restringida a uma questão meramente teórica, já que se trata de invenção, produção e gestão de modos de vida. Ou seja, que quando incorporada a uma política pública tal imagem-conceito produz sentido, leis, normativas, espaços de interação, práticas de condução, políticas de financiamento, agentes, atores, enfim, produz modos de viver.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the use in public policies of an image concept that has various names: man, identity, I, self, personality, ego, soul, psyche, subjectivity and individuality. It discusses some of the resonances of this image-concept, the harm it causes and its vicissitudes when applied to public policies. The object of analysis was the National System of Socio-educational Service (Sinase). The article demonstrates that this analysis cannot be restricted to a merely theoretical question, given that it involves invention, production and management of ways of life. That is, that when incorporated to a public policy, this image-concept produces meaning, normative laws, spaces of interaction, practices of conduct, financing policies, agents and actors – that is, it produces ways of life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista katálysis. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 1 (jan./jun. 2011), p. 95-103.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).pt_BR
dc.subjectSocio-educationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectImagem-conceitopt_BR
dc.subjectSinaseen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleSocioeducação e identidade : onde se utiliza Foucault e Varela para pensar o Sinasept_BR
dc.title.alternativeSocio-education and identity : using Foucault and Varela to consider sinaseen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000857554pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples