Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBatista, Bruno Nunespt_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-11T02:16:15Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2179-8435pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108059pt_BR
dc.description.abstractpossível construir conhecimento em jardins botânicos, através da Geografia, ou não? Um jardim botânico é elemento do espaço geográfico, de modo que se apresenta como um conjunto solidário, contraditório e inseparável de objetos e ações. A compreensão do todo depende das partes, e estas da totalidade. Ciente de tal postulado, o artigo apresenta um conjunto de atividades pedagógicas, elaboradas com o amparo das teorias do Ensino de Geografia e da Pedagogia Social Crítica, mediadas pela Epistemologia Genética. O artigo aponta a necessidade da construção, na escola, de um pensamento reflexivo, voltado à cidadania, compreendendo os alunos enquanto sujeitos históricos no processo de mudança da sociedade. O trabalho de campo é uma aproximação com a realidade, demonstrando que tudo está ligado a tudo, e é através do que o aluno tem de disponível que o ensino e a aprendizagem têm significado e maior possibilidade de serem construídos com efetividade. Nesse sentido, o trabalho de campo se posiciona enquanto elemento de desafio sobre os sujeitos, pressionando-os a agir no espaço geográfico de maneira competente.pt_BR
dc.description.abstractFieldwork represents a vital instrument for understanding our world through direct experience, for gathering data about it, and as a fundamental method for fomenting geographical education. The investigation of the relationship between Geography teaching and public spaces by fieldworks is the issue of this article. Fieldworks allow an approach to reality showing that everything is connected to everything. Moreover, constructing knowledge in botanical garden through Geography is possible or not? From that, we propose a set of pedagogical activities supported by Geography teaching theories and Critical Pedagogy related to the Genetic Epistemology. This article indicates the necessity of constructing a reflexive thought in the school oriented to citizenship considering students as subject in changing society processes. Fieldwork allow an approach to reality showing that everything is connected to everything. Exploring student previous knowledge is the major source of meaningful teaching and learning possibilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação por escrito. Porto Alegre. Vol. 2, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 315-332pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectJardins botânicospt
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectEducação ao ar livrept
dc.subjectEnsino de Geografiapt
dc.subjectBotanic gardenen
dc.subjectOutdoor learningen
dc.subjectGeography teachingen
dc.titleJardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000947793pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples