Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
dc.contributor.advisor | Cogo, Ana Luisa Petersen | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Rosa Helena Kreutz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-05T02:16:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107804 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enfermagem : Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.title | Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000593316 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Enfermagem (1125)