Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Rosa Helena Kreutzpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-05T02:16:54Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107804pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem : Licenciaturapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleVivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000593316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples