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dc.contributor.authorRocha, Vera Maria dapt_BR
dc.date.accessioned2014-11-29T02:21:07Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0100-5502pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107595pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, por meio de uma abor dagem qualitativa, busca compreender a per cepção dos estudantes de Medicina da Universida de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acer ca da humaniza ção no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emer giram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à constru ção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, per cebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da ter ceira categoria emer giram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a constru ção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acer ca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.pt_BR
dc.description.abstractThis study used a qualitative approach to understand the perspective of medical students at the Federal University in Rio Grande do Norte, Brazil, concerning huma nization in the context of medical training. A focus group technique was used, involving a multidisciplinary team from anthropology, psycho logy, and medicine that studied two groups of nine students each from the last year of me di cal school. Data were submitted to categorical thematic content analysis, revealing three categories: the student-patient, teaching-lear ning, and student-professor relationships. The first category showed that the student’s experience of contact with patients is essential for constructing a huma nized professional identity. In the second category, professors with no training in inherent pedagogical practices, plus the dichotomy between theory and practice, hinder the autonomous formation of knowledge and a comprehensive view of the individual. Two opposing sub-categories emer ged from the third category (model professor and asymmetric relations) that reflect the importance of the professor’s ethical-humanist stance rather than an authoritarian attitude in the construction of the student’s professional identity. These data highlight aspects of medical training that can substantiate a discussion of humanization in the context of the new curricular guidelines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro. Vol. 33, no. 4 (out./dez. 2009), p. 555-561pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedical studentsen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectHumanizationen
dc.subjectQualitative researchen
dc.titleA humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHumanization of undergraduate medical education from the perspective of medical students at the Federal University in Rio Grande do Norte, Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000735234pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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