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dc.contributor.advisorBorges, Ana Luiza de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Leonardo Cirimbellipt_BR
dc.date.accessioned2014-11-27T02:23:30Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107538pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo avaliar qual é a condição de equilíbrio em que se encontra um trecho do Rio Jacuí compreendido entre os postos de medição fluvio-sedimentométricos Dona Francisca e Rio Pardo, os quais estão localizados à jusante da UHE Dona Francisca, considerando uma estimativa de extração de areia nesse trecho. Um terceiro posto, chamado São Jerônimo Jusante, foi analisado, porém foi dispensado por insuficiência de dados. Essa usina teve as suas atividades iniciadas no ano de 2001. Sendo esse ano um divisor para todas as estimativas feitas neste estudo, pois a barragem sendo um dispositivo hidráulico, influencia no escoamento e por consequência na taxa de sedimentos que circulam na massa líquida. A fim de analisar possíveis falhas ou inconsistências nos dados obtidos junto a Agência Nacional de Águas, esses dados foram correlacionados mediante ajuste de uma curva, tipo potência, pelo método de regressão linear com o objetivo de verificar dispersões que poderiam indicar inconsistências. Após essa fase foram feitos os cálculos relativos às estimativas do deflúvio sólido médio anual para os postos em análise. As estimativas do deflúvio sólido médio anual foram realizadas utilizando-se curvas-chave de sedimentos, juntamente com a curva de permanência de vazões para esses postos. A determinação da capacidade de transporte foi calculada considerando-se os métodos de Meyer-Peter e Müller, Einstein-Brown e Kalinske. A escolha do método a ser adotado no cálculo da capacidade de transporte baseou-se na resposta que cada método oferecia em relação às estimativas (5%, 10% ou 20%) da carga de fundo em função da carga suspensa. O método de Kalinske foi o que melhor se ajustou a taxa de 20% da descarga medida em suspensão. A determinação da estimativa de extração de areia e da granulometria foram feitas com base no anuário mineral brasileiro 2010 publicado pelo Ministério de Minas e Energia e por um estudo sobre a proveniência das areias do Rio Jacuí, respectivamente. Após a determinação dos deflúvios sólidos médios anuais e da capacidade de transporte para o trecho em estudo foi estimado o estado de equilíbrio do trecho de rio considerando dois cenários: no primeiro cenário considerou-se que o sedimento que circulava era apenas areia média na calha do rio e o segundo cenário como sendo a areia grossa representativa do trecho em questão. Sendo para ambos os casos encontrado um balanço positivo para o trecho em estudo no período anterior a construção da UHE Dona Francisca e um balanço negativo no período posterior.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAvaliação da condição de equilíbrio, quanto ao transporte de sedimentos, de um trecho do Rio Jacuípt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000941331pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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