Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorKralik, Letícia Schumacherpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Vera Lúcia Milanipt_BR
dc.date.accessioned2014-11-27T02:22:45Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107485pt_BR
dc.description.abstractO mapeamento de processos possibilita às organizações a análise, o diagnóstico e a melhoria de seus processos através da padronização, da simplificação e de sua divulgação interna. As distribuidoras de medicamentos possuem papel fundamental na cadeia produtiva do ramo farmacêutico, visto que possibilitam a chegada do produto fabricado pelo fornecedor às farmácias que atendem os clientes finais. Dessa maneira, é imprescindível que todos os processos da distribuidora ocorram de forma padronizada, evitando ocasionais erros que possam levar ao descontentamento do cliente final e prejudicar as atividades dos fornecedores e das farmácias. O objetivo desse trabalho é, através do mapeamento do macro processo principal de uma distribuidora de medicamentos – que engloba os processos de compra, armazenamento e distribuição de novos produtos – identificar pontos de falhas e propor uma solução para o problema que já foi notado internamente na empresa, o qual consiste em eventuais faltas ou excessos de novos produtos nas lojas o que implica em descontentamento dos clientes finais ou na realização de gastos sem necessidade. A proposta de melhoria elaborada se mostrou eficiente, visto que permitiu uma melhor distribuição dos novos produtos entre lojas e trouxe ganhos financeiros na compra dos produtos.pt_BR
dc.description.abstractThe process mapping enables organizations to analyze, diagnose and improve their processes through standardization, simplification and internal dissemination of them. The distributors of medicines has a fundamental role in the production chain of the pharmaceutical industry, “since they make the arrival of the product manufactured possible by the supplier to pharmacies that serve customers”. Therefore, it is essencial that all the processes occurring in a standardized distribution, avoiding occasional errors that can lead to customer dissatisfaction and end damaging activities of suppliers and pharmacies. The aim of this article is the mapping of the processes of a major distributor of drugs - the purchasing process, storage and distribution of new products - identify points of failure and propose a solution to the problem that has been noted internally in the company: any shortages or excesses in stores resulting a customer dissatisfaction. The proposed improvement was very efficient, allowing a better distribution of new products between stores and bringing financial gains in the purchase of products.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcess mappingen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectDistribution of medicinesen
dc.subjectNew productsen
dc.titleMelhoria de processos de uma distribuidora de medicamentos : análise de cluster e previsão de demanda de itens novospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000944678pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples