Show simple item record

dc.contributor.advisorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Patrícia dapt_BR
dc.date.accessioned2007-09-14T05:10:01Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10704pt_BR
dc.description.abstractO foco da pesquisa consiste em identificar oportunidades e propor projetos no âmbito das organizações sociais. A partir da revisão literária, foi possível estabelecer uma metodologia contemplando elementos identificados no contexto social. Através da aplicação da metodologia em uma organização comunitária, foi feita a revisão e o aprimoramento da proposta. A proposta está estruturada em dez etapas, agrupadas em quatro macro-etapas: (i) planejamento das etapas, (ii) coleta de informações, (iii) identificação de oportunidades e ( iv) concepção de projetos. O estudo aplicado contemplou a utilização de instrumentos de coleta de informações como questionários, entrevistas em profundidade e grupos focados. As informações coletadas originaram oportunidades de projetos que foram priorizadas e, por sua vez, geraram seis propostas de projetos. As conclusões revelaram que a metodologia apresentada oferece uma visão mais completa dos elementos a serem considerados na concepção de projetos voltados a organizações sociais e viabiliza o envolvimento maciço dos membros destas organizações.pt_BR
dc.description.abstractThe focus of this research consists of identifying opportunities into projects of development in the scope of social organizations. From a literature review, it was possible to establish a methodology considering elements identified in the social context. The revision and improvement of the proposal was performed through the application of the methodology in a communitarian organization. The proposal is structuralized in ten stages, grouped at four macro-stages: (i) planning of the stages, (ii) collection of information, (iii) identification of opportunities and (iv) conception of projects. The applied study was conducted using instruments of data collection of information, such as questionnaires, individual interviews and focus groups. The collected information originated project opportunit ies that were prioritized and, in turn, generated six proposals of projects. The conclusions disclosed that the presented methodology offers a more complete vision of the elements to be considered in the conception of projects orientated to social organizations and makes possible the massive involvement of the members of these organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChange managementen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectPesquisa de marketingpt_BR
dc.subjectProject managementen
dc.subjectMarketing researchen
dc.subjectOrganizações sociaispt_BR
dc.subjectSocial organizationsen
dc.titleProposta de metodologia para identificação de oportunidades de projetos destinada a organizações sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000600499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record