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dc.contributor.advisorGoncalves, Flavio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Lívia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-11-15T02:15:51Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/106982pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o processo criativo e o desenho que ocorre no momento em que o deslocamento é realizado e captado no interior do trem, entre o período de 2012 a 2014. A pesquisa revela o deslocamento urbano como local e o chão do vagão como a superfície de suporte. Os desenhos são formados pela transmissão de impulsos e balanços, a partir de instrumentos pendulares que oscilam de forma diversa a cada instante. O desenvolvimento do ato performático foi intercalado pela experiência do corpo nas atividades acrobáticas em tecido aéreo durante aulas de circo. As ações do cotidiano, como deslocar-se e pendurar-se, geraram esta pesquisa ancorada nas reflexões de Peter Greenaway, em Le bruit des nuages, Anne Bénichou, em Esses documentos que são também obras... , Albert Camus, em O mito de Sísifo e Leo Steiberg, em Outros Critérios. A prática artística entre os desenhos feitos com o balanço do trem e as performances, são relacionadas com os processos dos artistas: Eduardo Costa, Carolee Schnemann, Rebecca Horn e William Anastasi.pt_BR
dc.description.abstractLa dissertazione analizza il processo creativo e il disegno che avviene nel momento in cui lo spostamento accade e si registra all’interno del treno nel período compreso dal 2012 al 2014. La ricerca rivela lo spostamento urbano come posto e il pavimento del vagone come la superfície di suporto. I disegni si formano dalla trasmissione degli impulsi e dei dondoli tramite instrumenti pendolari che oscillano in forme diverse ad ogni instante. Lo svillupo dell’atto performativo é stato intercalato dalla sperienza del corpo nei compiti acrobatici su tessuti aerei durante le lezioni di circo. Le azioni del quotidiano, come lo spostarsi e l’appendersi sono state le origini di questa ricerca basata sulle riflessioni di Peter Greenaway nel Le bruit des nuages, Anne Bénichou nel Questi documenti sono anche opere..., Albert Camus nel Mito di Sisifo e Leo Steinberg em Altri Criteri. La pratica artística nei disegni fatti com l’oscillazione del treno e le prestazioni sono riferite ai processi degli artisti Eduardo Costa, Carolee Schnemann, Rebecca Horn e William Anastasi.it
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpostamentoit
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPenduloit
dc.subjectDeslocamento : Artept_BR
dc.subjectTrenoit
dc.subjectPêndulopt_BR
dc.subjectPerformanceit
dc.subjectDisegnoit
dc.titleO processo criativo a partir do deslocamento urbano : do voo e pouso no desenhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000944973pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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