A epistemologia de Maturana
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Data
2004Autor
Tipo
Outro título
The epistemology of Maturana
Assunto
Resumo
Diferentemente dos epistemólogos mais conhecidos no Ensino de Ciências, geralmente oriundos das ciências físicas e predominantemente racionalistas, Maturana vem das ciências biológicas e procura explicar o conhecer explicando o conhecedor e tomando como ponto de partida a experiência do observador e o observar. Esse observador não pode distinguir, na experiência, entre ilusão e percepção, mas pode gerar explicações da experiência que são reformulações da experiência. As explicações científicas, ...
Diferentemente dos epistemólogos mais conhecidos no Ensino de Ciências, geralmente oriundos das ciências físicas e predominantemente racionalistas, Maturana vem das ciências biológicas e procura explicar o conhecer explicando o conhecedor e tomando como ponto de partida a experiência do observador e o observar. Esse observador não pode distinguir, na experiência, entre ilusão e percepção, mas pode gerar explicações da experiência que são reformulações da experiência. As explicações científicas, por exemplo, são reformulações da experiência aceitas pela comunidade científica por satisfazerem um critério de validação estabelecido por ela mesma. Este texto procura detalhar essas idéias. ...
Abstract
Unlike some epistemologists well known in science education, usually coming from the physical sciences and mostly rationalists, Maturana comes from the biological sciences and tries to explain knowing by explaining the knower and taking as starting point the observer's experience and the observation. This knower cannot distinguish, in his/her experience, between illusion and perception, but he/she can generate explanations of the experience, which are reformulations of the experience. Scientifi ...
Unlike some epistemologists well known in science education, usually coming from the physical sciences and mostly rationalists, Maturana comes from the biological sciences and tries to explain knowing by explaining the knower and taking as starting point the observer's experience and the observation. This knower cannot distinguish, in his/her experience, between illusion and perception, but he/she can generate explanations of the experience, which are reformulations of the experience. Scientific explanations, for instance, are reformulations of experience accepted by the scientific community because they satisfy validation criteria established by the community itself. This paper attempts to clarify these ideas. ...
Contido em
Ciência & educação. Bauru. Vol. 10, n. 3 (2004), p. 597-606
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