Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenuzzi, Sérgio de Mourapt_BR
dc.contributor.authorSoardi, Julia Arduimpt_BR
dc.date.accessioned2014-11-01T02:18:05Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105238pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia visa a contribuir para o estudo da atribuição de sentidos ao texto através da análise da coesão textual em redações escolares. A análise feita nos problemas de coesão apresentados nos textos levou em consideração a atribuição de sentidos partindo do pressuposto de que, diferentemente de como são propostas as redações em muitas escolas, é possível construir uma escrita escolar que contribua não apenas para uma proposta de ensino de estrutura textual, mas que contribua para uma proposta de ensino de discurso que produza efeitos de sentido. Para tanto, utilizo primeiramente a teoria de Guedes (2002) que aborda as qualidades de um texto e, após, a teoria de Coesão Textual para a realização da análise da coesão sequencial nos textos escolhidos. Após esse momento, eu parto para a análise dos problemas de coesão encontrados relacionando-os com a produção textual e suas características para que um texto tenha as qualidades que o caracterizem como texto legítimo. Com esse trabalho, percebe-se que os alunos, não têm em mente o que seja um texto e qual é a sua função, o que fica evidente quando se observa os problemas de coesão apresentados pela escrita em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to contribute to the study of assigning meanings to the text by analyzing the textual cohesion in school writings. I approach the analysis work done for assigning senses assuming that unlike how texts are proposed in many schools, it is possible to build a school writing that contributes not only to a teaching of text structure, but that contributes to a teaching discourse that produces effects of meaning. To do so, first I use the theories of Textual Cohesion for conducting sequential analysis of cohesion in the texts chosen. After this analysis, I leave for the analysis of cohesion problems found relating them to the textual production and its features so that a text is constituted as such. With this work, it can be seen that students in the first place don’t have in mind what is text and what is its function, making evident when observing the cohesion problems presented by writing in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectTextual productionen
dc.subjectCohesionen
dc.subjectCoerência textualpt_BR
dc.subjectAuthoren
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectReaderen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleA coesão em textos escolares : uma análise de atribuições de sentidospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000941456pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples