A luz, o iluminador e o performer : uma experiência perceptiva
View/ Open
Date
2014Author
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo aborda as possibilidades artísticas e expressivas da luz, a partir da realização de laboratórios, onde estímulos luminosos foram especialmente concebidos no sentido de afetar a percepção de um peformer e sua consequente criação de movimento. Assim, tanto o processo criativo do iluminador, enquanto criador do estímulo, quanto aquele do perfomer encontram-se aqui examinados. A reflexão que acompanhou todo o processo empírico esteve nutrida por aspectos do comportamento da luz de ...
O presente estudo aborda as possibilidades artísticas e expressivas da luz, a partir da realização de laboratórios, onde estímulos luminosos foram especialmente concebidos no sentido de afetar a percepção de um peformer e sua consequente criação de movimento. Assim, tanto o processo criativo do iluminador, enquanto criador do estímulo, quanto aquele do perfomer encontram-se aqui examinados. A reflexão que acompanhou todo o processo empírico esteve nutrida por aspectos do comportamento da luz dentro dos campos da ótica física e alguns princípios do pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty. ...
Abstract
The recent study discusses the artistic and expressive possibilities of light, based on laboratory experiments, where the stimulus of light were specially created in order to affect the perception of a performer and his movement creation. This way, both the scenic lighting creative process, as the creator of the stimulus, and the performer are here discussed. The reflexion that followed the entire empirical process, was nurtured by the aspects of the behavior of the light inside the field of op ...
The recent study discusses the artistic and expressive possibilities of light, based on laboratory experiments, where the stimulus of light were specially created in order to affect the perception of a performer and his movement creation. This way, both the scenic lighting creative process, as the creator of the stimulus, and the performer are here discussed. The reflexion that followed the entire empirical process, was nurtured by the aspects of the behavior of the light inside the field of optical physics and some principles of the phenomenological thought of Merleau-Ponty. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Collections
-
Performing Arts (221)
This item is licensed under a Creative Commons License