Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem : foco no ensino de eletromagnetismo para engenheiros
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente monografia descreve as etapas iniciais do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) focado no auxilio ao aprendizado de conteúdos estudados na disciplina de Teoria Eletromagnética Aplicada A do curso de Engenharia Elétrica da UFRGS. Esse projeto surge a partir da busca de medidas para atenuar problemas contínuos de evasão e retenção entre os alunos do curso citado, averiguados em teses de doutorado, discussões em congressos e projetos de pesquisa. Busca-se, então, utilizando- ...
A presente monografia descreve as etapas iniciais do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) focado no auxilio ao aprendizado de conteúdos estudados na disciplina de Teoria Eletromagnética Aplicada A do curso de Engenharia Elétrica da UFRGS. Esse projeto surge a partir da busca de medidas para atenuar problemas contínuos de evasão e retenção entre os alunos do curso citado, averiguados em teses de doutorado, discussões em congressos e projetos de pesquisa. Busca-se, então, utilizando-se da chamada web 2.0, disponibilizar uma ferramenta, o OA, de forma online, gratuita e aberta, baseada em ambientes virtuais de grande sucesso na prática do e-learning. Tais ambientes virtuais contam com milhões de usuários dos mais variados países, como o codeCademy.com e o khanacademy.org, na área das ciências exatas, e o Duolingo.com, no aprendizado de línguas estrangeiras. Será aqui apresentado o embasamento teórico utilizado durante a estruturação do projeto, bem como a descrição da criação do OA e de um ambiente virtual para a sua disponibilização online. O ambiente e o OA encontram-se em fase de desenvolvimento, com previsão de utilização em caráter de teste por parte dos alunos da disciplina de Teoria Eletromagnética Aplicada A ainda neste ano. ...
Abstract
The present bachelor thesis describes stepwise a Digital Learning Object project aiming to support the “Applied Electromagnetic Theory A” classes in the Electrical Engineering graduation course of UFRGS. The project is claimed by the attenuation necessity of the continuous problems related to the escape and retention of the students, also explored in PhD thesis, congress discussions and research projects. Therefore, using web 2.0, the objective of this work is to make a DLO available resource b ...
The present bachelor thesis describes stepwise a Digital Learning Object project aiming to support the “Applied Electromagnetic Theory A” classes in the Electrical Engineering graduation course of UFRGS. The project is claimed by the attenuation necessity of the continuous problems related to the escape and retention of the students, also explored in PhD thesis, congress discussions and research projects. Therefore, using web 2.0, the objective of this work is to make a DLO available resource based on the successful usage of e-learning, such as codeCademy.com and khanacademy.org for exact sciences, and Duolingo.com, in foreign language learning, actually reaching thousands of users from different countries. Hereafter the theoretical foundation through the project development will be showed, as well as the DLO conception and its virtual availability. This DLO is supposed to be used in the current semester for the Applied Electromagnetic Theory A students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Elétrica.
Coleções
-
TCC Engenharias (5853)
Este item está licenciado na Creative Commons License