Vanguardas e esgotamento : as tensões do moderno em dois artistas
Visualizar/abrir
Data
2014Tipo
Outro título
Vanguards and exhaustion : the stresses of modern art in two artists
Assunto
Resumo
Este artigo propõe realizar uma leitura de dois artistas considerados modernos: o uruguaio Joaquín Torres-García e o português Amadeo de Souza-Cardoso. O ponto de partida desta reflexão é o verbete “Informe” de Georges Bataille, publicado no ano de 1929 no Dicionário crítico da revista Documents (1929-1931). Trazemos para a discussão a leitura realizada por Rosalind Krauss e Yve-Alain Bois, por ocasião da exposição L’informe. Mode d’emploi, em que o verbete batailleano é transformado em operaçã ...
Este artigo propõe realizar uma leitura de dois artistas considerados modernos: o uruguaio Joaquín Torres-García e o português Amadeo de Souza-Cardoso. O ponto de partida desta reflexão é o verbete “Informe” de Georges Bataille, publicado no ano de 1929 no Dicionário crítico da revista Documents (1929-1931). Trazemos para a discussão a leitura realizada por Rosalind Krauss e Yve-Alain Bois, por ocasião da exposição L’informe. Mode d’emploi, em que o verbete batailleano é transformado em operação de caráter performativo. Partindo desses teóricos, pretende-se investigar os possíveis desdobramentos de alguns conceitos caros à modernidade, que circulam em torno do esgotamento das vanguardas e se elaboram em processo simultâneo aos próprios movimentos. Além dos trabalhos de Krauss e Bois, alguns textos críticos a respeito de outras obras de Bataille e também sobre a teoria da modernidade servem de referência, ao longo desse ensaio, para contrapor e apresentar as singularidades de duas produções artísticas. ...
Abstract
The proposed article will investigate two modern artists: the Uruguayan Joaquín Torres-García and the Portuguese Amadeo de Souza-Cardoso. The starting point of this reflection is the entry “Form less” by Georges Bataille, published in 1929 in the journal Critical Dictionary Documents (1929-1931). It brings to us the discussion performed by Rosalind Krauss and Yve-Alain Bois on the occasion of the exhibition L' informe. Mode d' employ. This analysis shed light on the “form less” operation as a p ...
The proposed article will investigate two modern artists: the Uruguayan Joaquín Torres-García and the Portuguese Amadeo de Souza-Cardoso. The starting point of this reflection is the entry “Form less” by Georges Bataille, published in 1929 in the journal Critical Dictionary Documents (1929-1931). It brings to us the discussion performed by Rosalind Krauss and Yve-Alain Bois on the occasion of the exhibition L' informe. Mode d' employ. This analysis shed light on the “form less” operation as a performative character. Building on these theoretical texts, we intend to bring up and discuss the possible consequences of some concepts dear to modernity that circulate around the depletion of vanguards and elaborated in the process simultaneously own movements. Besides this widely recognized work of Krauss and Bois, some critical texts about other works of Bataille and also about the theory of modernity are references throughout this essay, to oppose and show the singularities present into two artistic productions. ...
Contido em
Anuário de Literatura. Florianópolis, SC. Vol. 19, n. 1 (2014), p. 188-206
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License