Mídias escolares : a cidadania na prática da Educomunicação
Visualizar/abrir
Data
2014Tipo
Assunto
Resumo
A noção de cidadania é apropriada por diversos campos sociais, sobretudo o educacional, o qual, através do desenvolvimento de práticas comunicacionais, reintroduz novas questões e importantes problemáticas sobre a relação educação e meios de comunicação. Assim, o presente artigo objetiva compreender como a noção de cidadania é tecida a partir de práticas educomunicacionais, protagonizadas por alunos do ensino fundamental porto- -alegrense vinculados ao projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares. ...
A noção de cidadania é apropriada por diversos campos sociais, sobretudo o educacional, o qual, através do desenvolvimento de práticas comunicacionais, reintroduz novas questões e importantes problemáticas sobre a relação educação e meios de comunicação. Assim, o presente artigo objetiva compreender como a noção de cidadania é tecida a partir de práticas educomunicacionais, protagonizadas por alunos do ensino fundamental porto- -alegrense vinculados ao projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares. A partir da pesquisa participante, analisamos depoimentos de professores e de estudantes, os quais revelam que a noção cidadania na prática da Educomunicação é reconstruída nas possibilidades de acesso e de apropriação tecnológica; na efetivação de redes e práticas pedagógicas e nos espaços de produção e veiculação de conteúdos. ...
Abstract
The notion of citizenship is appropriate for various social fields, especially education, which, through the development of communication practices, re-introduces new questions and important issues about the relationship between education and the media. Thus, this study aims to understand how the notion of citizenship is woven from educomunicacionais practices, starring elementary students from Porto Alegre, both attached to the project Students Network – Media School. From the research partici ...
The notion of citizenship is appropriate for various social fields, especially education, which, through the development of communication practices, re-introduces new questions and important issues about the relationship between education and the media. Thus, this study aims to understand how the notion of citizenship is woven from educomunicacionais practices, starring elementary students from Porto Alegre, both attached to the project Students Network – Media School. From the research participant, analyze testimonies of teachers and students, which shows that the concept of citizenship in practice educommunication is reconstructed in the possibilities of access and technological appropriation, in the realization of networks and pedagogical practices and spaces of production and delivery content. ...
Contido em
Comunicação & Educação. São Paulo. Vol. 19, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 51-59
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41045)Ciências Sociais Aplicadas (4192)
Este item está licenciado na Creative Commons License