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dc.contributor.authorLise, Fábio Augustopt_BR
dc.contributor.authorMeneghel, Stela Nazarethpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-22T05:14:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0211-3481pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104707pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa uma intervenção em educação da saúde realizada por meio de oficinas de contadores de histórias com um grupo de 19 adolescentes atendidos em um programa só-cio-educativo na cidade de Porto Alegre. O objetivo do estudo foi problematizar a sexualidade, a partir da leitura e elaboração de histórias pelos jovens. A análise dos dados pautou-se nos estudos de Michel Foucault. Nas conversas e nas histórias construídas, os jovens con-taram das violências presentes no cotidiano: a pobreza, a fome, a droga, a vida na rua, o tratamento desigual que recebem na instituição. Usaram repertórios onde se mesclam padrões tradicionais sobre sexo/gênero, traduzidos no desejo de namorar, casar, ter filhos e, ao mesmo tempo, usaram gírias e ironias em relação aos aspectos proibidos da sexualidade. Os jovens manifestaram receio em se comprometer com a proposta das oficinas, referindo-se a si mesmos como aqueles que não são capazes de apreender. Oficinas de histórias podem ser de valia nas práticas de educação em saúde como ferramentas para trabalhar com pessoas vulneráveis, inclusive adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyses a public health intervention based on storytellers’ workshops with 19 adolescents attended by a social and educative program in Porto Alegre city. The study objective was to problematize sexuality, starting from story reading and elaboration by the teenagers. The data analysis was based on Michel Foucault studies. The teenagers throughout the conversations and the stories constructions talked about the violent situations on daily life: the poverty, the hunger, the drugs, the street life, and the unequal treatment they receive at institution. They used repertoires that mixed traditional patterns related to sex/gender, translated in the desire for dating, getting married, having children and, at the same time, they used a vocabulary of slang and ironies related to forbidden aspects of sexuality. The teenagers were afraid to establish a commitment with the proposal, referring themselves as the ones who are not capable of learning. Story workshops can be helpful as tools in educational health practices, in order to work with people who present vul-nerability issues, including adolescents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofQuaderns de Psicologia. Barcelona: AUB, 1975-. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 71-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectStory workshopsen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSexualityen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.titleContadores de histórias : oficinas sobre sexualidade com adolescentespt_BR
dc.title.alternativeStorytellers : workshops about sexuality with adolescentsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000867374pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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