Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Ivan Livindo de Sennapt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Juliana Silva dospt_BR
dc.date.accessioned2014-10-11T02:11:44Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0101-9031pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104476pt_BR
dc.description.abstractO estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the construction of autonomy, life trajectories and the work, as well as the knowledge of self-employed workers and students of Adult and Adolescents Education (EJA) of Colégio de Aplicação from UFRGS. The study also tries to find reasons that made these individuals return to school. The data collecting was done through questions and a semi structured interview. The obtained results were: a) the reasons for returning to school were knowledge, personal improvement and job upward; b) the autonomy is relative to work conditions and decision making; c) the trajectories were fragmented throughout child labor and school exclusion; d) the knowledge experience is constituted by the observation, daily relationships and by the autonomously search for information and knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 301-314pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAdult and adolescents educationen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAutonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeAutonomy, trajectories and knowledge of workers and students of adults and adolescents education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922666pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples