Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCavalli, Ângela Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-11T02:11:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1516-9537pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104475pt_BR
dc.description.abstractA gestão do trabalho de tratamento da água no setor público, sob a ótica da atividade de trabalho, é o objeto de reflexão do artigo. Os resultados da pesquisa que objetivou compreender a atividade de trabalho dos responsáveis pelo tratamento de água num contexto de intensificação de normas – ISO 9000 - no setor público embasam este artigo. A pesquisa analisa a circulação de saberes e valores que acontece na gestão da atividade cotidiana de trabalho de operadores de estação de tratamento da água, com apoio teórico-metodológico da abordagem ergológica. A investigação permitiu revelar o compromisso dos servidores com a garantia da potabilidade da água, identificando-se com o cumprimento da normatização do Ministério da Saúde. Revelou, também, que inúmeros saberes e estratégias, não previstos na norma (ISO), são criados cotidianamente pelos trabalhadores com base na responsabilidade que têm com a oferta de água de qualidade para a população da cidade. Este artigo dá destaque, portanto, à percepção dos trabalhadores sobre a certificação ISO e sobre a Portaria n. 2.914/2011, do Ministério da Saúde, relacionadas respectivamente à qualidade do processo de trabalho e da água e os desafios enfrentados por eles para garantir a potabilidade da água. A certificação ISO é percebida, por um lado, como oportunidade de visibilização formal de parte de rotinas já realizadas e, por outro, como maior controle sobre o trabalho dos servidores. Os achados sugerem que a formação continuada de servidores públicos, que tratam de serviços essenciais à população, deve considerar sobremaneira o ponto de vista da atividade de trabalho como fundamental para a sua plena realização.pt_BR
dc.description.abstractThe management of water treatment in the public sector, from the perspective of the work activity, is the central issue of the article. It builds on the results of a research aimed at understanding the work activity of those responsible for water treatment in the context of intensification of standards in the public sector. Makes visible and analyzes the circulation of knowledge and values that happens in managing the everyday work activity. Gives prominence to such, the perception of employees on ISO certification and the PortariaNo. 2.914/2011 of the Ministry of Health, respectively related to the quality of work process and the water, and the challenges faced by them to ensure they drinking water. The research allowed visualizing the commitment of the servers with the assurance of drinking water, prioritizing and identifying the fulfillment of the norms of the Ministry of Health. However, it also showed that many everyday knowledge and strategies, unforeseen in the standard, are created by employees based on the value they attributed to ensuring water quality. The ISO certification is perceived as an opportunity to formalize part of work routines already carried out and as greater control over the work of the servers. The findings suggest that continuous training of civil servants, dealing with essential services to the population, must consider the point of view of work activity as fundamental to its achievement with quality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho e educação : revista do NETE. Belo Horizonte. Vol. 23, n. 2 (set./dez. 2013), p. 165-181pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectWork activityen
dc.subjectKnowledge and valuesen
dc.titleGestão do tratamento da água no setor público : normas, valores e saberes (in)visibilizadospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922658pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples