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dc.contributor.authorFerla, Alcindo Antôniopt_BR
dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorDall'Alba, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-11T02:11:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1981-6278pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104435pt_BR
dc.description.abstractA informação tem sido considerada insumo fundamental para a gestão e para o ensino e para a coordenação das práticas assistenciais e em saúde coletiva. Normalmente, a expectativa é de que funcione como verdadeira ferramenta para orientar a tomada de decisões e a produção de conhecimentos válidos. Nesse ensaio, está-se propondo problematizar o lugar da informação na gestão e no ensino no contexto das concepções de gestão participativa e de processos crítico-participativos de ensino-aprendizagem. Tomando conceitos da área da saúde coletiva e da ciência da informação, assim como da política nacional da informação, analisa-se o desafio de uma cultura da avaliação para o fortalecimento da gestão, em particular no que se refere às capacidades profissionais a serem desenvolvidas nos trabalhadores da área. Sem desconsiderar o caráter técnico do tratamento da informação, propõe-se um deslocamento para o conceito de informação como dispositivo para a mobilização do desenvolvimento de capacidades institucionais locais. O conceito de ciclo dado/informação-inteligência coletiva, construído em produções anteriores, resgata a potência analítica das tecnologias leves e faz aproximações com a educação permanente, seguindo uma construção teórica proposta já na Política Nacional de Informação e Informática em Saúde. A construção conceitual destaca o desafio para a informação em saúde em tornar-se além de insumo aprendizagem no cotidiano da gestão, da atenção e da formação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 6, Supl. (2012 ago), 13 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformação em saúdept_BR
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleInformação, educação e trabalho em saúde : para além de evidências, inteligência coletivapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000857831pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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