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dc.contributor.advisorNunes, Silvia Balestreript_BR
dc.contributor.authorTravi, Maria Tereza Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2014-09-27T02:16:15Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103913pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é um desdobramento de um estudo iniciado em 2009, no qual a autora investigou a relação do processo criativo de Pina Bausch com a psicanálise freudiana, no que se refere ao acesso ao inconsciente através da associação livre. A partir da aproximação dessas duas áreas, o atual trabalho tem como objetivo aprofundar essa comparação, ampliando a análise bibliográfica, bem como investigar se o processo coreográfico de Pina Bausch assemelha-se ao processo psicanalítico também quanto às concepções de setting e transferência/repetição. A partir daí, a autora propõe a psicanálise freudiana como uma possível potencializadora do dançar-se, considerando a subjetividade clivada como fonte de criação de movimentos. Para essa investigação, a autora partiu de sua vivência pessoal, enquanto analisanda e bailarina, fundamentando sua pesquisa em autores como Bentivoglio, Gil, Cypriano, Fernandes, Lima e Galhós, no campo da dançateatro de Pina Bausch; e Freud, rodeado de alguns de seus pesquisadores, como Laplanche e Pontalis, Sandler, Greenson, Garcia-Roza, Roudinesco e Zimerman.pt_BR
dc.description.abstractThis research is the outspreading of a study started in 2009, in which the author investigated the relation between Pina Bausch’s creative process and Freud’s psychoanalysis, regarding the access of the unconscious through free association. From the approximation of these two areas, the present study has as its objective to deepen this comparison, broadening the literature review, as well as investigating if Pina Bausch’s choreographic process is similar to the psychoanalytical when it comes to the conception of setting and transference/repetition. From that point, the author proposes Freud’s psychoanalysis as a possible catalyst of the dancing, considering the cleaved subjectivity as a source of creation of movements. For this investigation the author started from her personal life, as ballerina, substantiating her research with authors such as Bentivoglio, Gil, Cypriano, Fernandes, Lima and Galhós, in the area of dance-theater of Pina Bausch; and Freud, surrounded by some of his researchers, such as Laplanche and {pontalis, Sandler, Greenson, Garcia-Roza, Roudinesco and Zimerman.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDance-theateren
dc.subjectBausch, Pina 1940-.pt_BR
dc.subjectDanca : Teatropt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleCaminhos para dançar-se : Elementos da psicanálise no processo criativo de Pina Bauschpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000937978pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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