Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrächer, Andréapt_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Gabriel Boazpt_BR
dc.date.accessioned2014-09-19T02:14:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103483pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo elucidar como os consumidores percebem e diferenciam as ilustrações e as fotografias publicitárias na mídia impressa. Procurase compreender o potencial significativo que as formas imagéticas possuem quando inseridas em anúncios impressos. Portando, inicialmente, buscou-se uma base teórica para contextualizar as formas através das quais percebemos a imagem. Após, foi apresentado um breve histórico de como a ilustração e a fotografia evoluíram dentro da mídia impressa. Em seguida, partiu-se para as práticas de produção, com o intuito de compreender como os publicitários utilizam a ilustração e a fotografia para compor os seus anúncios e suas mensagens. Então, passou-se à análise da recepção das imagens, a partir de duas campanhas – uma ilustrada e outra fotográfica –, valendo-se do método da hermenêutica de profundidade, para compreender como e se o consumidor diferencia essas duas técnicas de representação de imagem. Obtiveram-se dados que indicam a existência de uma dicotomia, por parte de produtores e receptores, ao identificar a ilustração como lúdica e a fotografia como real. Contudo, outras respostas acabaram nos afastando dessa rigidez perceptiva e mostraram a versatilidade de ambas as técnicas conforme apresentado.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to define how consumers identify and differentiate illustrations and photographs in print media advertising. We seek to understand all the significant potential which imagistic forms have when embedded in printed advertisements. So initially, we sought a theoretical basis in order to contextualize the ways in which we perceive the image. Following, we presented a brief background of how illustration and photography evolved within the printed media. After, we moved to production practices, with the purpose of understanding how advertisers use illustration and photography to make their ads and their messages. We then moved to the reception analysis of images from two campaigns - one illustrated and another photographic - taking advantage of the hermeneutic depth method to understand how and if the consumer distinguishes these two different techniques of image representation. We obtained data that indicate the existence of a dichotomy, from producers and recipients, to identify illustration as ludic, and photography as real. However, other responses moved us away from this perceptual rigidity and showed the versatility of both techniques as presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumeren
dc.subjectFotografia publicitáriapt_BR
dc.subjectIllustrationen
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectPrinted mediaen
dc.subjectPerceptionen
dc.titleIlustrações e fotografias publicitárias : uma discussão sobre a percepção do consumidor frente às imagens de mídia impressapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000934513pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples