Personagens femininas em animações dos Estúdios Disney : transformações de perfis em mulheres complexas
dc.contributor.advisor | Rosário, Nísia Martins do | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Elisa Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-18T02:14:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/103387 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a representação das mulheres nos longas-metragens de animação de contos de fadas da Disney. Pretende-se analisar comparativamente três personagens de filmes produzidos em épocas distintas para entender o perfil de comportamento construído para as protagonistas no que se refere às características do feminino. O procedimento metodológico consiste em pesquisa bibliográfica sobre os contos de fadas, o cinema de animação e o papel social das mulheres, contando também no âmbito do empírico com a análise das animações: A Branca de Neve e os Sete Anões (1937), A Bela e a Fera (1991) e Valente (2012). Os principais autores que norteiam a pesquisa são Alberto Lucena Junior (2011) e Gilles Lipovetsky (1997). Como resultado da pesquisa entendemos que os contos de fadas analisados mostram diferentes perfis de personagens femininos: da mulher mais delicada e submissa à mulher independente e corajosa. As personalidades, contudo, não podem ser simplificadas visto que carregam características complexas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper has as main goal understand the representation of the female characters on full length animated feature by Walt Disney Studios. Is intended to comparatively analyze three characters of different times to understand the kinds of behavior built on the leading figures, regarding the characteristics of feminine gender. The methodological procedure consists of bibliographic research on fairy tales, animation movies and social role of women. At the empiric field, the film analysis of Snow White and the Seven Dwarfs (1937), Beauty and the Beast (1991) and Brave (2012). The main authors that guide the research are Alberto Lucena Junior (2011) and Gilles Lipovetsky (1997). As a result of research we understand that the fairy tales analyzed show different profiles of female characters: from the most delicate and submissive, towards the independent and brave. Those personality’s, although, can not be simplified, as they carry complex characters. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Comunication | en |
dc.subject | Cinema de animação | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Representação do feminino | pt_BR |
dc.subject | Feminine | en |
dc.subject | Diseney | en |
dc.subject | Animation feature | en |
dc.subject | Fairy-tale | en |
dc.title | Personagens femininas em animações dos Estúdios Disney : transformações de perfis em mulheres complexas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aguiar, Lisiane Machado | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000932660 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Comunicação Social (1937)