Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Guilherme Fumeopt_BR
dc.date.accessioned2014-09-04T02:11:57Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102368pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia se dedica a analisar como o documentário Gretchen – Filme Estrada (Eliane Brum e Paschoal Samora, 2010) discute o conceito de espetáculo através das facetas política e artística da cantora que, naquele momento, se candidatava à prefeitura da Ilha de Itamaracá (PE), ao mesmo tempo em que se apresentava em circos mambembes no interior do Nordeste. A base teórica compreende a problematização das noções de imagem, documentário (conceituação, história mundial e nacional do gênero, bem como seus usos das noções de representação), espetáculo e culto às celebridades. A metodologia empregada se pauta pela análise fílmica, possibilitando que o estudo se divida em duas partes: a primeira examina o conjunto de cenas do documentário em três dimensões (Política, Artística e OFF), e a segunda analisa o longa enquanto um conjunto de representações que se fundem, e que portanto devem ser enxergadas dentro de uma perspectiva mais ampla. A análise possibilitou compreender a representação de Gretchen como uma celebridade que não consegue se dissociar de sua dimensão artística em sua incursão política, bem como da concepção da política e do show-bis enquanto espetáculos carregados de superficialidade, incluídos em um contexto sociopolítico de pobreza e corrupção.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is dedicated to analise how the documentary Gretchen - Filme Estrada (Eliane Brum and Paschoal Samora,2010), discusses the concept of spectacle through the political and artistic facets of the singer whose name heads its title, and who, at that time, was in a political campaign for mayor of the Itamaracá Island (PE),while performing at local circuses in the countryside of the Northeast. Its background theory enables the conflict of image representation of the documentary (its concept and the history of the regional and worldwide meaning of the genre, as well as its usages of representation), the show business and the worship to celebrities. The methodology includes film analysis, enabling it to be organized in two stages. The first one examines the set of scenes as divided into three dimensions (Political, Artistic and off), and the second views the film as a set of representations that are all fused and therefore should be considered from a wider perspective. The analysis enables to understand the representation of Gretchen as a celebrity whose artistic dimension cannot be separated from her political adventure. It also explains the concept of politics and show business as spetctacles loaded with superficiality, which is included in a sociopolitical context of poverty and corruption.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGretchen - Filme Estrada (Filme documentário)pt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectCelebritiesen
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectEntertainmenten
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectDocumentaryen
dc.titleDos picadeiros aos palanques : o espetáculo no documentário Gretchen - filme estradapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAguiar, Lisiane Machadopt_BR
dc.identifier.nrb000932418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem