Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVentura, Amanda de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-03T02:20:25Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102313pt_BR
dc.description.abstractAvalia qual suporte, digital ou físico, é mais adequado para a realização de pesquisas, feitas no dicionário, por alunos do ensino fundamental participantes do projeto UCA. A análise foi feita tendo como base O Suporte Digital, Os Dicionários e as Fontes de Informação. Apresenta um delineamento dos suportes digitais e sua influência na educação, bem como exemplos da estrutura dos dicionários. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia para coleta de dados, um estudo focal, realizado na escola estadual Dinah Néri Pereira, com a participação de dez alunos de uma turma do quarto ano do ensino fundamental. Durante o grupo focal, foram realizadas perguntas e estímulos de pesquisa com os alunos, todos os dados foram gravados, documentados e transcritos. Foi concluído que o melhor suporte para a realização das buscas pelos alunos é o suporte digital, o qual os alunos possuem maior domínio e disponibiliza ferramentas que expandem as possibilidades de pesquisa dos alunos. Sugere-se que ambos os suportes sejam utilizados, e que o suporte digital continue sendo explorado por professores e bibliotecários.pt_BR
dc.description.abstractIt assesses which support, digital or physical, is more suitable for conducting research, made the dictionary for elementary school students participating in the project UCA. The analysis was performed based on The Digital Support, The Dictionary and Information Sources. Presents an outline of digital media and its influence on education as well as examples of the structure of dictionaries. To conduct the survey was used as a methodology for data collection, a focal study conducted at state school Dinah Neri Pereira, with the participation of ten students in a class in the fourth year of elementary school. During the focus group questions and stimuli research with students were conducted, all data were recorded, documented and transcribed. It was concluded that the best support for the realization of searches by students is the digital format, which students have greater control and provides tools that expand the possibilities for student research. It is suggested that both brackets are used, and that digital media will continue to be exploited by teachers and librarians.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectDigital supporten
dc.subjectDicionário eletrônicopt_BR
dc.subjectSources of informationen
dc.subjectDictionariesen
dc.subjectUCA projecten
dc.titleO suporte digital como fonte de informação : um estudo de caso sobre o uso do dicionário, com alunos participantes do projeto UCApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples