Mostrar el registro sencillo del ítem
O suporte digital como fonte de informação : um estudo de caso sobre o uso do dicionário, com alunos participantes do projeto UCA
dc.contributor.advisor | Moro, Eliane Lourdes da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Ventura, Amanda de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T02:20:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102313 | pt_BR |
dc.description.abstract | Avalia qual suporte, digital ou físico, é mais adequado para a realização de pesquisas, feitas no dicionário, por alunos do ensino fundamental participantes do projeto UCA. A análise foi feita tendo como base O Suporte Digital, Os Dicionários e as Fontes de Informação. Apresenta um delineamento dos suportes digitais e sua influência na educação, bem como exemplos da estrutura dos dicionários. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia para coleta de dados, um estudo focal, realizado na escola estadual Dinah Néri Pereira, com a participação de dez alunos de uma turma do quarto ano do ensino fundamental. Durante o grupo focal, foram realizadas perguntas e estímulos de pesquisa com os alunos, todos os dados foram gravados, documentados e transcritos. Foi concluído que o melhor suporte para a realização das buscas pelos alunos é o suporte digital, o qual os alunos possuem maior domínio e disponibiliza ferramentas que expandem as possibilidades de pesquisa dos alunos. Sugere-se que ambos os suportes sejam utilizados, e que o suporte digital continue sendo explorado por professores e bibliotecários. | pt_BR |
dc.description.abstract | It assesses which support, digital or physical, is more suitable for conducting research, made the dictionary for elementary school students participating in the project UCA. The analysis was performed based on The Digital Support, The Dictionary and Information Sources. Presents an outline of digital media and its influence on education as well as examples of the structure of dictionaries. To conduct the survey was used as a methodology for data collection, a focal study conducted at state school Dinah Neri Pereira, with the participation of ten students in a class in the fourth year of elementary school. During the focus group questions and stimuli research with students were conducted, all data were recorded, documented and transcribed. It was concluded that the best support for the realization of searches by students is the digital format, which students have greater control and provides tools that expand the possibilities for student research. It is suggested that both brackets are used, and that digital media will continue to be exploited by teachers and librarians. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fontes de informação | pt_BR |
dc.subject | Digital support | en |
dc.subject | Dicionário eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Sources of information | en |
dc.subject | Dictionaries | en |
dc.subject | UCA project | en |
dc.title | O suporte digital como fonte de informação : um estudo de caso sobre o uso do dicionário, com alunos participantes do projeto UCA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000935005 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)Tesinas Biblioteconomía (811)