Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLamers, Juliana Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorCorrea, Helena Weschenfelderpt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2014-08-26T09:26:25Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1983-4535pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101849pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de um estudo que tem por objetivo analisar o perfil do estudante ingressante do curso noturno de Odontologia em uma universidade pública no sul do Brasil, bem como os motivos de escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Iniciado no segundo semestre de 2010, o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul propõe-se a inserir o estudante que trabalha durante o dia na universidade. Trata-se de um estudo observacional transversal. Foram convidados a participar da pesquisa todos os estudantes que realizaram a matrícula no curso em 2010, 2011 e 2012 (n=90). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. O estudo foi aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (protocolo n° 21797). Um total de 88 estudantes participaram desse estudo (taxa de resposta = 97,8%). A maior parte dos estudantes são mulheres, jovens, brancos, solteiros, sem filhos, com até dois irmãos, naturais do estado do Rio Grande do Sul, residem com os pais e trabalham. É necessário o acompanhamento permanente da experiência dos cursos criados com base na proposta ‘REUNI’ em cada instituição federal.pt
dc.description.abstractThis article is the result of a study that aimed to analyze the profile of first-year dental students – evening course – at a public university in the south of Brazil. It was also evaluated the reasons for pursuing dentistry as an occupation, professional expectations and perspectives. Having started in the second half of 2010, the evening course is proposed to insert a ‘diurnal worker’ student in the university. A cross-sectional study was performed using data from a self-administered questionnaire to all first-year dental students (along 2010, 2011 and 2012) at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil (n=90). The study was approved by the Ethics in Research Committee of the University (protocol n° 21797). A total of 88 students participated in this study (response rate = 97.8 percent). Most students are women, young, white, unmarried, no children, up to two brothers, natural state of Rio Grande do Sul, reside with their parents and are currently employed. It is necessary to constantly monitor the experience of the courses created based on the ‘REUNI’ government proposition at each federal facility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gestão Universitária na América Latina-GUAL. Florianópolis, SC. Vol. 7, n. 1 (jan. 2014), p. 63-78pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologia : Brasilpt_BR
dc.subjectDentistryen
dc.subjectDental educationen
dc.subjectStudents, dentalen
dc.subjectEducation, highteren
dc.subjectCareer choiceen
dc.titleExpansão da educação superior no Brasil a partir do REUNI : o curso noturno de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeExpansion of higher education in Brazil from the REUNI experience : evening course of dentistry in the Federal University of Rio Grande do Sulen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000915535pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples