Avaliação de desempenho : díálogos e representações de um grupo na enfermagem
dc.contributor.author | Dall'Agnol, Clarice Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Ciampone, Maria Helena Trench | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T02:11:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0034-7167 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/101523 | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisa com abordagem qualitativa . Norteou-se pelo objetivo de conhecer as representações acerca da avaliação de desempenho q u e emergem a partir da vivência de avaliadores e de avaliados. Enfermeiras, técnicos e auxiliares de Enfermagem de um hospital escola participaram das entrevistas e do grupo focal. Depreendeu-se do estudo que as experiências de avaliação, quando direcionadas ao fazer, geram sofri mento, e, quando direcionadas ao ser, constituem-se em fonte de satisfação e de desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. Viu-se que, a pesar dos imperativos sociais mais amplos, é possível redirecionar o agir a partir de si mesmo(s), no aqui-agora do cotidiano d e trabalho e, neste prisma, a avaliação de desempenho pode servir d e instrumento para uma prática transformadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | This is a qualitative study, which aims at identifying the representations of performance evaluation through the point of view of those who eva l uate and those who are evaluated. Nurses, tech nicians and n u rse assistants of a school hospital participated in the interviews and focal group. Results showed that evaluation which focused on practices, generated suffering, and the ones, which focused on the being, constituted a source of satisfaction and development for those involved in the processo We conciuded that, despite the broadest social i m peratives, it is possible to redirect attitudes in the work routine. Considering this perspective, performance evaluation can be a very important tool for developing new practices. | en |
dc.description.abstract | Através de un enfoque cualitativo, hemos pretendido conocer las representaciones sobre la eval uación de desempeno que se manifiestan a partir de la vivencia de evaluadores y de evaluados. Enfermeras, Téc icos y Auxiliares de Enfermería de un hospital escuela participaron de las entrevistas y dei g ru po focalizado. Transparece en el estudio, que las experiencias de evaluación , cuando se direccionan ai "hacer" generan sufrimiento y cuando se dirigen ai "ser" se constituyen una fuente de satisfacción y desarrollo de todos los i nvol ucrados en el proceso. Apesar de imperativos sociales más amplios, es posible red ireccionar el actuar a partir de s í m ismo(s) hacia el a quí-ahora dei trabajo cotidiano. Dentro de ese prisma, la evaluación dei desempeno puede servir como instrumento para un a práctica transformadora. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de enfermagem. Brasilia. Vol. 55, n. 4 (jul./ago. 2002), p. 363-369 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Employee performance evaluation | en |
dc.subject | Equipe de enfermagem : Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Personnel management | en |
dc.subject | Nursing | en |
dc.subject | Evaluación del desempeno de empleados | es |
dc.subject | Administración de personal | es |
dc.subject | Enfermería | es |
dc.title | Avaliação de desempenho : díálogos e representações de um grupo na enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Performance evaluation : dialogues and representations of a nursing group | en |
dc.title.alternative | Evaluación de desempeño : diálogos y representaciones de un grupo en enfermería | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000353827 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências da Saúde (10608)