Navegação Engenharias por Autor "Cybis, Helena Beatriz Bettella"
Resultados 1-20 de 50
-
Análise comparativa do potencial de sistemas centralizados para controle de tráfego no Brasil
Trindade Filho, Hélgio Henrique (2002) [Dissertação]Este trabalho realiza uma análise do potencial dos sistemas centralizados para controle de tráfego no Brasil, executando uma comparação entre as diferentes tecnologias disponíveis, e os conseqüentes resultados obtidos. ... -
Uma análise da demanda de shopping centers de Porto Alegre a partir de dados provenientes de pesquisas domiciliares de origem e destino
Dela Giustina, Cristiano (2005) [Dissertação]A maioria dos estudos de impactos de pólos geradores de viagens são desenvolvidos a partir da adequação de metodologias desenvolvidas em diferentes contextos e disponíveis na literatura. Este trabalho buscou avaliar a ... -
Análise da variabilidade do tempo de viagem em sistemas Bus Rapid Transit (BRT)
Silva, Diego Mateus da (2015) [Dissertação]A confiabilidade e a variabilidade do tempo de viagem são importantes fatores na escolha modal dos passageiros em viagens urbanas. Cada vez mais os sistemas de transporte têm buscado, além da redução do tempo médio de ... -
Análise de tratamentos adotados em travessias urbanas : rodovias arteriais que atravessam pequenas e médias cidades no RS
Freire, Liz Helena Costa Varella (2003) [Dissertação]Resumo não disponível. -
Análise do padrão comportamental de pedestres
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita (2008) [Dissertação]Esta dissertação visa avaliar o padrão comportamental dos pedestres nos deslocamentos na cidade de Porto Alegre. É abordado a partir da base de dados provenientes da pesquisa de entrevistas domiciliares realizadas em 2003 ... -
Análise do padrão de comportamento de pedestres em travessias semaforizadas
Ariotti, Paula (2006) [Dissertação]Esta dissertação apresenta um modelo conceitual do padrão de comportamento de pedestres em travessias semaforizadas. O modelo propõe uma estrutura de classificação dos pedestres de acordo com suas atitudes ao atravessar ... -
Análise dos GAPS de percepção dos atores envolvidos no transporte urbano de carga em Porto Alegre
Facchini, Daniela (2006) [Dissertação]O transporte de carga é um importante setor da logística e da economia. Em áreas urbanas, a movimentação de bens por caminhões e a necessidade de estacionar os veículos nas vias para realizar as atividades de carga e ... -
Análise dos impactos de veículos autônomos em uma rodovia brasileira com simulação de tráfego
Kappler, Laísa Braga (2020) [Dissertação]Esta dissertação versa sobre a análise dos impactos de veículos autônomos (autonomous vehicles, AVs) em tráfego misto rodoviário no Brasil. Veículos autônomos prometem mudar a maneira como o fluxo de tráfego se comporta, ... -
Análise e comparação da percepção sobre barreiras e impacto de políticas públicas no uso da bicicleta entre ciclistas e potenciais ciclistas no Brasil
Rizzon, Bruno Miotto (2023) [Dissertação]Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral analisar, em âmbito nacional, a percepção de ciclistas e de potenciais ciclistas quanto as principais barreira ao uso da bicicleta como meio de transporte e acerca das políticas ... -
Aplicação de preços hedônicos para avaliação da influência da caminhabilidade no preço dos imóveis
Lucchesi, Shanna Trichês (2016) [Dissertação]O preço de um imóvel é definido como um preço hedônico, visto que sua formação é dada através de um conjunto de atributos que consideram, além das características do próprio bem, tais como número de quartos, vagas na ... -
Avaliação da escolha de rota dos motoristas frente à cobrança de pedágio e rodovias de qualidades distintas
Zignani, Rita de Cassia (2007) [Dissertação]A malha rodoviária brasileira é caracterizada por vias com níveis de qualidade heterogêneos. Em geral, rodovias que possuem cobrança de pedágio apresentam melhor estado de conservação. Essa dissertação tem como objetivo ... -
Avaliação de indicadores de desempenho na análise de importância de segmentos de uma rede viária
Dalosto, Francisco Marchet (2018) [Dissertação]A identificação dos segmentos críticos da rede viária é um conhecimento básico que todo planejador de transportes deve ter sobre a rede viária. É inevitável a ocorrência de incidentes e eventos de redução da capacidade nos ... -
Avaliação dos impactos de uma proposta de escalonamento de horários em um campus universitário
Saueressig, Márcio (2000) [Dissertação]O trabalho apresenta uma avaliação dos prováveis impactos do escalonamento dos horários das aulas noturnas em uma Universidade. Neste trabalho foi investigada, a preferência dos usuários quanto às possíveis alterações nos ... -
Calibração de modelo de car-following em simulador de direção
Lanes, Tiago Kirsch (2023) [Dissertação]O uso de simuladores permite a reprodução de eventos para a coleta de dados. Simuladores de direção são utilizados para prover experiências sensoriais que emulam a experiência de condução de um veículo. Modelos que se ... -
Caracterização dos serviços de ridesourcing e a relação com o transporte público coletivo : estudo de caso em Porto Alegre
Cassel, Daniela Lichtler (2018) [Dissertação]O rápido crescimento dos serviços de solicitação de viagem por aplicativo, também conhecidos por serviços de ridesourcing, causou um efeito disruptivo na área dos transportes. Por serem uma utilidade recente, ainda são ... -
Comparação das simulações de tráfego dos modelos saturn e dracula
Araújo, Davi Ribeiro Campos de (2003) [Dissertação]Os modelos computacionais SATURN e DRACULA avaliam o tráfego através de diferentes fundamentações teóricas. O SATURN é um modelo macroscópico de alocação de tráfego que incorpora uma estrutura mesoscópica de simulação de ... -
Desenvolvimento de um simulador de pedestres considerando a interação entre pedestres e veículos
Pretto, Carlos Oliva (2011) [Tese]O modelo apresentado neste trabalho, denominado SimPed, foi concebido para fornecer uma boa representação da interação entre pedestres e uma abordagem realista para a interação entre pedestres e veículos em ambiente urbano. ... -
Dimensionamento de cabines de cobrança em praças de pedágio
Tiefensee, Marisa Dagmar (2004) [Dissertação]Resumo não disponível. -
Efeitos da caminhabilidade na valorização imobiliária : evidências e suas implicações em políticas públicas para populações de baixa renda
Lucchesi, Shanna Trichês (2021) [Tese]Os benefícios econômicos de promover bairros que incentivem os deslocamentos a pé podem ser medidos por meio do valor adicional que as pessoas estão dispostas a pagar por morar nesses locais. O conceito chamado “walkability ... -
Estrutura urbana e viagens a pé
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita (2012) [Tese]Planejadores têm recomendado políticas de uso do solo e desenho urbano visando à promoção do transporte não motorizado e a consequente redução do uso do automóvel. A grande parte destes estudos foi desenvolvida em países ...